O tempo, a urbanidade e o patrimônio

uma abordagem de suas interrelações orientada a uma discussão sobre o caráter e o papel da preservação patrimonial urbana na contemporaneidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-1752.2024v31n45p11-29

Palavras-chave:

Preservação do patrimônio, Patrimônio urbano, Urbanidade contemporânea, Presentismo

Resumo

O artigo aborda a preservação patrimonial urbana na contemporaneidade, discutindo os impactos provocados no patrimônio urbano por certas transformações efetuadas nos espaços citadinos, associadas notadamente à adoção de um modelo genérico de urbanização, à aceleração e ao presentismo. O artigo aborda, também, as inter-relações desses fatores e fornece um diagnóstico das atuais condições do campo em questão a fim de identificar o caráter e o papel por ele assumidos no presente, bem como seus desafios e contribuições em oposição aos efeitos negativos dos fatores mencionados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Cristina de Assis Berg, PUC Minas

Arquiteta e urbanista pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009), especialista em Gestão de Projetos pela Fundação Dom Cabral (2014), mestre (2017) e doutora (2023) em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais. É membro do Laboratório Interpretar Arquitetura (LIA) da Universidade Federal de Minas Gerais e do grupo de pesquisa Patrimônio Ambiental e Cultural no Brasil da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atua desde 2021 como professora da Especialização em Arquitetura da Paisagem do Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, tendo atuado em outros anos, também como professora, nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Como profissional autônoma atua desde o ano de 2010, trabalhando com a prestação de serviços na área de patrimônio cultural (elaboração de projetos de reforma e restauro em bens tombados, dossiês de tombamento e de registro, laudos técnicos de estado de conservação, fichas de inventário, planos de ação de emergência), elaboração de projetos de construção e reforma de imóveis residenciais uni e multifamiliares e prestação de consultorias técnicas. Sua experiência se concentra principalmente na referida área de patrimônio cultural, da qual abarca em suas atividades como arquiteta, pesquisadora e docente temas como a preservação e gestão de bens imóveis, núcleos urbanos antigos e paisagens; teorias e técnicas de restauro e metodologias de análise e intervenção aplicadas a edificações, conjuntos, sítios e paisagens.

Referências

ANDRADE JUNIOR, Nivaldo Vieira de. Rediscutindo alguns aspectos da preservação do patrimônio urbano: a cidade como palimpsesto e a estratificação dos sítios de valor histórico-artístico. In: SIMPÓSIO DO SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA CIDADE E DO URBANISMO, 10, 2008, Recife. Anais [...]. Recife: MDU-UFPE, 2008.

BERMAN, Marshall. Tudo o que é sólido desmancha no ar. Trad. Carlos Felipe Moisés e Ana Maria L. Ioriatti. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

CABRAL, Renata Campello. A noção de “ambiente” em Gustavo Giovannoni e as leis de tutela do patrimônio cultural na Itália. 2013. 198 f. Tese (Doutorado) – Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2013.

CHOAY, Françoise. Alegoria do Patrimônio. Tradução: Luciano Vieira Machado. São Paulo: UNESP, 2006.

FREIRE, Cristina. Além dos mapas: os monumentos no imaginário contemporâneo. São Paulo: SESC/Annablume: FAPESP, 1997.

GIOVANNONI, Gustavo. Gustavo Giovannoni: Textos escolhidos. Organização de Beatriz Mugayar Kühl. Vários apresentadores. Tradução de Renata Campello Cabral, Carlos Roberto M. de Andrade, Beatriz Mugayar Kühl. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2013. (Coleção Artes & Ofícios).

GIOVANNONI, Gustavo. L’Ambiente dei Monumenti. In: GIOVANNONI, Gustavo. Questioni di Architettura nella Storia e nella Vita: edilizia – estetica architettonica – restauri – ambiente dei monumenti. Roma: Biblioteca d’Arte Editrice, 1929. p. 187-212.

HARTOG, François. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. Vários tradutores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. (Coleção história e historiografia).

HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 2003.

MARINETTI, Filippo. Manifesto futurista. Paris, 1909. [20--]. Disponível em:

https://comaarte.files.wordpress.com/2013/06/manifesto-do-futurismo.pdf. Acesso em: dez. 2023.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de et al. A cidade como bem cultural: áreas envoltórias e outros dilemas, equívocos e alcance da preservação do patrimônio ambiental urbano. [Debate]. In: Patrimônio: atualizando o debate. São Paulo: IPHAN, 2006, p. 33-76.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. O campo do patrimônio cultural: Uma revisão de premissas (Conferencia Magna). In: FORUM NACIONAL DE PATRIMÔNIO CULTURAL, 1, 2009, Ouro Preto. Anais [...]. Ouro Preto: IPHAN, 2009.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

MONGIN, Olivier. A condição urbana: a cidade na era da globalização. Tradução: Letícia Martins de Andrade. São Paulo: Estação Liberdade, 2009.

ROSSI, Aldo. A Arquitetura da Cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

Downloads

Publicado

2025-03-27

Como Citar

Berg, I. C. de A. (2025). O tempo, a urbanidade e o patrimônio: uma abordagem de suas interrelações orientada a uma discussão sobre o caráter e o papel da preservação patrimonial urbana na contemporaneidade. Cadernos De Arquitetura E Urbanismo, 31(45), 11–29. https://doi.org/10.5752/P.2316-1752.2024v31n45p11-29