O Ensino de desenho nas escolas de Arquitetura e a influência da informática

Autores

  • Alexandre Monteiro de Menezes

Palavras-chave:

Ensino, Desenho Arquitetônico, Representação Digital, Computação Gráfica, Processo Criativo, Formação Arquitetônica

Resumo

Apesar das realidades e condições diferenciadas nas escolas brasileiras de Arquitetura, notam-se nitidamente a crescente influência e utilização da computação gráfica. Com os preços acessíveis do hardware e o desenvolvimento do software, a peça mais importante no processo da informatização passa a ser, cada vez mais, o usuário. A capacidade criativa do usuário deve ser a ênfase das instituições de ensino de arquitetura e não a capacidade da máquina. As instituições acadêmicas devem incentivar e priorizar o uso criativo da tecnologia e do conhecimento. As disciplinas nos cursos de arquitetura devem estruturar-se no sentido de se adaptarem à nova recnologia, incorporando efetivamente os recursos auxiliares ao processo de criação.

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Publicado

2024-10-04

Como Citar

Monteiro de Menezes, A. . (2024). O Ensino de desenho nas escolas de Arquitetura e a influência da informática. Cadernos De Arquitetura E Urbanismo, 8(9), 9–22. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/Arquiteturaeurbanismo/article/view/34143