As Aparências da Arquitetura e o ensino de projeto
Palavras-chave:
Ensino de Arquitetura, Ensino de Projeto, Elementos de composição artística, Estética, Metodologia de PesquisaResumo
Este trabalho discute, através de um estudo de caso, a prática pedagógica dos professores de projeto no que concerne à questão das aparências da Arquitetura e urbanismo.
Entendendo a aparência como a dimensão artística do objeto arquitetônico, parte-se do pressuposto de que, durante o processo de concepção da forma, o arquiteto age como o artista plástico, nos termos descritos por Gombrich (1995): apóia-se em elementos plásticos e compositivos com os quais está familiarizado, adaptando-os a novos contextos. Os seus conhecimentos prévios são, pois, o seu crivo seletor. Assim, a assimilação de precedentes formais quando da geração das aparências arquitetônicas é natural, inevitável e, pode-se dizer, inconsciente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores. Após a publicação pode ser enviada a versão final, caso haja interesse.
Os trabalhos publicados neste Portal passam a ser de responsabilidade da revista Cadernos de Arquitetura e Urbanismo.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.