Avaliação de índices de conforto térmico para Belo Horizonte - MG
Palavras-chave:
Arquitetura Bioclimática, Conforto Térmico, Conforto Acústico, Termorregulação HumanaResumo
Os índices e zonas de conforto térmico são ferramentas úteis no estudo das edificações, quanto ao conforto ambiental. Entretanto, diversos índices e zonas difundidos e utilizados no Brasil são obtidos com base em realidades climáticas diferentes das nossas. O objetivo principal deste estudo é pesquisar os índices e zonas de conforto térmico mais significativos e usados, determinando seus limites de aplicabilidade e/ou adaptabilidade para uso em Belo Horizonte, considerando-se as características climáticas da região e a adaptação climática dos indivíduos. São analisados os diagramas bioclimáticos de Olgyay, Givoni e Szokolay, o método Fanger de PMV/PPD e o indice de temperatura efetiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores. Após a publicação pode ser enviada a versão final, caso haja interesse.
Os trabalhos publicados neste Portal passam a ser de responsabilidade da revista Cadernos de Arquitetura e Urbanismo.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.