Conforto ambiental para coleções e pessoas
Estudo de caso
Palavras-chave:
Conservação Preventiva, Museografia, Coleções e Preservação, Climatologia, Conforto Ambiental, MHNJBResumo
Este trabalho apresenta uma metodologia adotada para elaboração de sistemas expositivos em museus envolvendo uma abordagem integrada dos objetos (características físicas e vulnerabilidades à degradação), do comportamento ambiental e da relação deste contexto com critérios internacionais de conservação. Considerando a realidade do MHNJB, aborda a necessidade de se promoverem condições de preservação que atendam a duas demandas muitas vezes antagônicas: guarda e acesso. São sugeridos métodos práticos para diagnóstico das condições de conservação atuais e para utilização de sistemas de controle ambiental como mecanismo de preservação para coleções de museus em climas quentes e úmidos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores. Após a publicação pode ser enviada a versão final, caso haja interesse.
Os trabalhos publicados neste Portal passam a ser de responsabilidade da revista Cadernos de Arquitetura e Urbanismo.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.