Centro de Formação Popular – CEFOP: por um projeto participativo

Autores

  • Roberto Eustáquio dos Santos PUC Minas
  • Hilda Cotegipe Pellico PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2316-1752.2012v19n24/25p222

Palavras-chave:

ARANTES, Pedro Fiori. Apresentação. In, Sérgio Ferro - arquitetura e trabalho livre. São Paulo, Cosac Naify, 2006. BOTTOMORE, Tom (ed.). Dicionário do pensamento marxista. Rio de Janeiro, Zahar, 1988. CARNEIRO, Eder Jurandir. A oligarquização da “política

Resumo

Este artigo relata o processo e apresenta os resultados do
Projeto de Extensão Via Campesina: processo de construção
da Escola de Formação de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais
e Museu da Luta pela Terra, financiado pela Pró-Reitoria
de Extensão da PUC Minas. Seu objetivo principal é apoiar a
elaboração do projeto e da construção do Centro de Formação
Popular – CEFOP, no município de Ribeirão das Neves, na região
metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Eustáquio dos Santos, PUC Minas

É graduado em Arquitetura e Urbanismo
e mestre em Arquitetura ambos
pela Escola de Arquitetura da UFMG;
doutor em Educação pela Faculdade
de Educação da UFMG

Hilda Cotegipe Pellico, PUC Minas

Graduada em Arquitetura pela Universidade
Federal de Minas Gerais e
mestre em Engenharia Civil pela Universidade
Federal de Ouro Preto. Atualmente
é Professor Titular da Pontifícia
Universidade Católica de Minas Gerais,
Professor Orientador da Pontifícia Universidade
Católica de Minas Gerais e
Professor Universitário do Centro Universitário
Metodista Izabela Hendrix.

Referências

ADAM, Roberto Sabatella. Princípios do EcoEdifício: interação entre ecologia, consciência e edifício. São Paulo: Aquariana, 2001.

ALVES, José Mário. Arquitetura sustentável: um discurso incongruente: pelo aprofundamento do tema de sustentabilidade nas escolas. 2007. Monografia (Conclusão de curso) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte.

ARROYO, Miguel G. Revendo os vínculos entre trabalho e educação: elementos da formação humana. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Trabalho, educação e prática social. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

BJKER, Wiebe E.; HUGHES, Thomas P.; PINCH, Trevor. The social construction of technological systems: new directions in the sociology and history of technology. Cambridge: The MIT Press, 1994.

BOMFIN, D. Pedagogia no treinamento, correntes pedagógicas no treinamento empresarial. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998.

CAMPOS, Taísa; DRUMOND, Rejane; MASCARENHAS, Giselle. Para além da sustentabilidade: uma metodologia inclusiva e participativa de projeto. Belo Horizonte, 2010. (Texto premiado no Concurso Mãos à Obra - Precon - Minascon, 2010)

FARAH, Marta Ferreira Santos. Processo de trabalho na construção habitacional: tradição e mudança. São Paulo: Annablume, 1996.

FERRO, Sergio. Arquitetura e trabalho livre. São Paulo: Cosac Naïf, 2004.

KAPP, Silke; SANTOS, Ana Paula Baltazar dos. Arquitetura e participação: a caminho da produção de interfaces e não de espaços acabados. Disponível em: <http://www.mom.arq.ufmg.br/mom/index.html>. Acesso em: 9 dez. 2011.

LIVINGSTON, Rodolfo. Arquitetos de familia: el método arquitetos de la comunidad. Buenos Aires: Nobuko, 2006.

LIVINGSTON, Rodolfo. El método Livingston. Disponível em: <http://www.estudio livingston.com.ar/elmetodo.htm>. Acesso em: 7 nov. 2011.

LOPES, João Marcos de Almeida; KAPP, Silke; BALTAZAR, Ana Paula. Por partes: o novo fundamentalismo participacionista nos programas de moradia para os pobres. Trabalho apresentado no Simpósio Ibero-Americano de Cidade e Cultura: Novas Espacialidades E Territorialidades Urbanas, 3, São Carlos: EESC-USP, 2010. Disponível em: <http://www.mom.arq.ufmg.br/mom/arq_interface/4a_aula/_LOPES_ KAPP_BALTAZAR_03616.pdf>. Acesso em: 9 dez. 2011.

SANTOS, Ana Paula Balazar do; KAPP, Silke. Por uma Arquitetura não planejada: o arquiteto como designer de interfaces e o usuário como produtor de espaços. Impulso, Piracicaba, v. 17, p. 93-103, 2006. Disponível em: <http://www.mom.arq.ufmg.br/mom/ index.html>. Acesso em: 9 dez. 2011.

Downloads

Publicado

2014-02-03

Como Citar

Santos, R. E. dos, & Pellico, H. C. (2014). Centro de Formação Popular – CEFOP: por um projeto participativo. Cadernos De Arquitetura E Urbanismo, 19(24+25), 222. https://doi.org/10.5752/P.2316-1752.2012v19n24/25p222