O bloco de habitação colectiva no Brasil e em Portugal
Resumo
O artigo consiste em identificar e estabelecer paralelos entre os paradigmas do bloco de habitação colectiva no Brasil e em Portugal. Foram considerados edifícios habitacionais paradigmáticos da arquitectura moderna brasileira e portuguesa, aqueles cujos projectos tiveram maior visibilidade na historiografia publicada sobre o tema. Recorreu-se aos autores que participaram ou contactaram de modo directo com os projectistas envolvidos no percurso de modernização da habitação colectiva nos dois países. O estudo analisa as principais características arquitectónicas e de inserção urbana desses paradigmas e procura identificar simetrias e assimetrias na produção dos dois países.
Palavras-chave: Habitação colectiva; Arquitectura moderna; Brasil; Portugal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores. Após a publicação pode ser enviada a versão final, caso haja interesse.
Os trabalhos publicados neste Portal passam a ser de responsabilidade da revista Cadernos de Arquitetura e Urbanismo.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.