Utopia e espanto no espaço de Brasília
Resumo
O presente ensaio discute a idéia de utopia na modernidade, tendo como abordagem a cidade de Brasília - apontada pela crítica arquitetônica como tentativa de concretização dos ideais iluministas. Para tanto, apresentamos a formação do conceito desde o Iluminismo, enfocando seus reflexos no espaço urbano. Discutiremos, a seguir, a idéia utópica contida no Plano Piloto de Brasília e descrita por Lucio Costa no memorial do concurso e em outros textos do arquiteto. Finalmente, e aqui reside nosso principal interesse, pretendemos debater sobre o que chamaremos de "espanto e estranhamento" diante da grandiosidade moderna - que vemos explicitada em uma fotografia de René Burri, bem como em Clarice Lispector e João Cabral de Melo Neto.
Palavras-chave: Modernidade; Arquitetura moderna; Urbanismo moderno.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores. Após a publicação pode ser enviada a versão final, caso haja interesse.
Os trabalhos publicados neste Portal passam a ser de responsabilidade da revista Cadernos de Arquitetura e Urbanismo.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.