De 1924 a 2004: Das caravanas modernistas a uma revisão crítica do modernismo em Minas Gerais – Refazendo “O caminho percorrido”
Resumo
Este artigo trata de uma revisão crítica do modernismo na arquitetura de Minas Gerais, com ênfase nas temáticas da identidade nacional e do universalismo que permeiam esse movimento, referenciando a visita às cidades coloniais mineiras pelos modernistas, em 1924, e a repercussão desse fato na valorização do patrimônio histórico barroco, como tentativa de montagem de uma tradição que legitimasse as novas formas culturais e estéticas propostas naquele período. Algumas cidades são revisitadas criticamente, numa perspectiva contemporânea, em que se discute a consolidação da arquitetura moderna como patrimônio e a necessidade de se refletir sobre suas proposições, suas transformações e permanências para a fundamentação de novas diretrizes conceituais e metodológicas que orientem novas práticas de preservação.
Palavras-chave: Arquitetura Moderna; Modernismo; Patrimônio Cultural Modernista - Preservação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais não serão enviadas aos autores. Após a publicação pode ser enviada a versão final, caso haja interesse.
Os trabalhos publicados neste Portal passam a ser de responsabilidade da revista Cadernos de Arquitetura e Urbanismo.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.