TEORIA DO DESENHO DE MECANISMOS: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO AOS CONTRATOS INCOMPLETOS

Autores

  • Lara Bonemer Rocha
  • Marcia Carla Pereira Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7999.2017v20n40p215-244

Palavras-chave:

Análise Econômica do Direito. Custos de Transação. Contratos. Teoria do desenho de mecanismos. Poder Judiciário.

Resumo

 

O artigo propõe a aplicação da teoria do desenho de mecanismos como uma forma de preencher as lacunas e as controvérsias decorrentes da incompletude dos contratos. O tema é contextualizado no âmbito da Nova Economia Institucional sob a ótica da teoria dos custos de transação. Parte-se da ideia de que ao celebrar um contrato, as partes visam a segurança jurídica, no sentido de tentar prever todas as circunstâncias possíveis. Contudo, a previsão ex ante é inviável, dada a complexidade das relações negociais, além da previsão de um máximo de situações possíveis tornar a redação do contrato excessivamente custosa, podendo até mesmo inviabilizar o negócio, o que torna os contratos, como regra, incompletos. Em consequência, o preenchimento destas lacunas contratuais e as controvérsias são levadas frequentemente para apreciação pelo Poder Judiciário, que em virtude da falta de previsibilidade de suas decisões, acaba por deixar as partes contratantes num potencial estado de insegurança jurídica. Conclui-se que a aplicação da teoria de desenho de mecanismos aos contratos incompletos, viabiliza uma solução das contingências mediante incentivos para que as partes adotem estratégias lícitas para alcançar resultados eficientes. Se desenhados incentivos fortes, os mecanismos se traduzem em normas autoaplicáveis, aptas a reduzir os custos de transação, até mesmo no âmbito do Poder Judiciário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara Bonemer Rocha

Doutoranda em Direito na PUC/PR (Bolsista CAPES). Mestre em Direito pela PUC/PR (Bolsista CNPQ). Editora-Geral da Revista de Direito Empresarial. Advogada.

Marcia Carla Pereira Ribeiro

Professora Doutora no PPGD/PUCPR e Professora Doutora no PPGD/UFPR. Estágio de Pós-doutorado pela FGVSP e pela Universidade de Lisboa. Pesquisa no âmbito da Chamada Pública no. 24/2012- Pesquisa Básica Aplicada da Fundação Araucária de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná.

Downloads

Publicado

2018-07-04