MUSEU AMBIENTAL ITINERANTE

UM PROJETO DO BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL DO DISTRITO FEDERAL

Auteurs-es

  • Grace Ladeira Garbaccio Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
  • Florent Pratlong Université Paris 1 - Panthéon Sorbonne
  • Gisele da Mata Santos Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa - IDP

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.2318-7999.2025v28n55p104-118

Mots-clés :

Museu itinerante, Sustentabilidade, Batalhão militar ambiental, Educação ambiental, Economia circular

Résumé

O presente artigo pretende apresentar o projeto inovador do Museu Ambiental Itinerante implementado pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal – BPMA/DF. Tal abordagem tem a intenção de incentivar a renovação do projeto e a futura captação de recursos para retomar as atividades de educação ambiental pelo citado Museu Ambiental Itinerante do BPMA/DF, com vistas à preservação do bioma cerrado. O estudo comprovou que se trata de um projeto inovador no Distrito Federal e que pode trazer resultados significativos na área de educação ambiental e da economia circular, minimizando os atuais danos ambientais causados ao bioma cerrado, além de auxiliar na diminuição dos crimes ambientais cometidos na capital federal e região. Partiu-se de consulta bibliográfica, norteada pelo método dedutivo e mediada por uma abordagem descritivo-interpretativa, buscando explicitar os conceitos de museu, museologia e sustentabilidade aplicados ao projeto do Batalhão da Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Grace Ladeira Garbaccio, Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP

Professora convidada da Université Laval/Quebec, Professora visitante da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra/Portugal. Doutora e mestre em Direito pela Universidade de Limoges e título reconhecido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Direito pela Universidade de Limoges/França. Graduação em Direito pela Faculdade de Direito da UFMG e em Administração Pública pela FJP/UEMG. Professora do Programa Stricto Sensu de Mestrado em Direito e em Administração Pública do Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP e dos programas lato sensu da FIA, ESPM, FMU e EDP. Avaliadora da Revista da Advocacia-Geral da União (AGU), do CONPEDI, Revista Jurídica da Presidência, dentre outras. http://lattes.cnpq.br/4891035484304681

Florent Pratlong, Université Paris 1 - Panthéon Sorbonne

Diretor da École de Management da Universidade Paris 1 - Panthéon SorbonneVice-Presidente de Empreendedorismo, Parceria Empresarial e Profissionalização de Relações Públicas. 
Diretor do PRISM: Centro de pesquisa interdisciplinar em ciências da gestão. 
Professor na Université Paris I Panthéon-Sorbonne, Sorbonne School of Management/Escola de Gestão (EMS. 
Diretor do Master Management Inovação & Desenvolvimento Sustentável / Management Inovação Tecnológica Empreendedorismo /Master Management da Moda e Indústria do Luxo / Master Management da Criatividade. 

Gisele da Mata Santos, Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa - IDP

Bacharel em Direito. Pós-Graduada em Educação Ambiental e em Gestão de Segurança Pública.

Mestranda em Administração Pública pelo IDP.

Téléchargements

Publié-e

2025-08-22