A PUBLICIDADE VIRTUAL E O DESAFIO DO CONSUMO SUSTENTÁVEL

Authors

  • Marília Do Nascimento Pereira Universidade Federal de Santa Maria
  • Valéria Ribas Do Nascimento Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2318-7999.2016v19n38p1

Keywords:

Consumo, Publicidade virtual, Sustentabilidade.

Abstract

O presente estudo coloca em discussão a correlação entre a publicidade virtual, potencializada pelo uso mais corriqueiro das novas tecnologias da informação e comunicação, sobretudo, a internet com as questões envolvendo o meio ambiente, através da premente necessidade de se pensar em um consumo consciente e sustentável. Para isso aborda-se em um primeiro momento a temática da proteção consumerista no Brasil e suas nuances diante da veiculação da publicidade em ambiente virtual. Já em um segundo passo, orienta-se pela questão que evolve as práticas de publicidade cotejada pelos desafios da sustentabilidade. Elenca-se para melhor compreensão do tema o método de abordagem dedutivo, pois parte da matéria da publicidade para especificar aquelas voltadas ao ambiente virtual e sua correlação com o consumo sustentável. Para o procedimento de pesquisa utiliza-se do método de procedimento monográfico. Diante de tais considerações, destaca-se que a necessidade de uma mudança estrutural nos padrões de consumo, que através do ciberespaço, estão propiciando uma maior aceleração nas relações e provocando o consumo desmedido e em desconformidade com a sustentabilidade.

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Author Biographies

Marília Do Nascimento Pereira, Universidade Federal de Santa Maria

MESTRANDA EM DIREITO PELO PPGD/UFSM NA AREA DE DIREITOS EMERGENTES DA SOCIEDADE GLOBAL.LINHA DE PESQUISA DE DIREITOS DA SOCIEDADE EM REDE

Valéria Ribas Do Nascimento, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Direito pela UNISINOS. Professora Ajunta Do curso de Direito e do Programa de Pós-graduação em direito da UFSM.

Published

2016-12-28