ACESSO À JUSTIÇA NA PRÁTICA: ESTUDO DE CASO SOBRE A REALIDADE DOS MEIOS EQUIVALENTES NO JUDICIÁRIO

Auteurs-es

  • Daniel Mota Gutiérrez Centro Universitário Christus
  • Igor Benevides Amaro Fernandes Centro Universitário Christus

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.2318-7999.2021v24n48p298-327

Mots-clés :

MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO, ACESSO À JUSTIÇA, EFETIVAÇÃO DOS MEIOS EQUIVALENTES, ESTADO DEMOCRÁTICO.

Résumé

O objetivo principal do trabalho é analisar se os órgãos do estudo de caso cumprem, em princípio, o papel de oferecer condições para a materialização do efetivo acesso à justiça na perspectiva do Estado Democrático de Direito brasileiro. Metodologicamente, as hipóteses foram investigadas por meio de pesquisa bibliográfica na doutrina, em periódicos científicos, dissertações e teses que tratam da referida temática, com uma abordagem quantitativa-descritiva, já que os dados obtidos de forma secundária não foram submetidos para nenhum modelo estatístico. Reitera-se, ainda, o caráter hipotético-indutivo pelo fato da análise retratar apenas uma parcela da realidade da mediação e da conciliação na jurisdição objeto de estudo, sem intenção, portanto, de exaurir dados. Concluiu-se que, nos órgãos estudados, a mediação e a conciliação exercem seu papel de auxiliar na concretização de um efetivo acesso à Justiça, mas apenas de maneira parcial, em face dos problemas e dificuldades técnicas, estruturais e informacionais levantadas na pesquisa, inclusive, relacionadas à imprecisão nos dados fornecidos pelos órgãos pesquisados,  que compõem parte relevante da Unidade Judiciária pesquisada.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Daniel Mota Gutiérrez, Centro Universitário Christus

Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor da graduação e pós-graduação do Centro Universitário Christus.

Igor Benevides Amaro Fernandes, Centro Universitário Christus

Mestre em Processo e Direito ao Desenvolvimento pelo Centro Universitário Christus. Professor, assessor jurídico, mediador e conciliador judicial.

Téléchargements

Publié-e

2022-03-22