MULHERES E TRABALHO

uma trajetória jurídico-literária da desigualdade formal e representativa

Auteurs-es

  • Giulia Manera Université de Guyane
  • Ruth Olivier Moreira Manus Universidade Clássica de Lisboa

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.2318-7999.2021v24n47p3-20

Mots-clés :

Trabalho, Feminismo, Trabalho doméstico, Desigualdade de Gênero, Organização Internacional do Trabalho, Discriminação, Desigualdade Racial, Literatura, Emancipação Feminina, Direitos das Mulheres

Résumé

A desigualdade de tratamento que atinge as mulheres em todos os temas que se relacionam com o trabalho- desde o trabalho doméstico presente em todos os lares até o mercado de trabalho em si- não é apenas uma desigualdade formal. A desigualdade de representações das múltiplas facetas das mulheres, limitando sua imagem até hoje ao estereótipo da mulher mãe e esposa, tem fortes impactos na emancipação das mulheres no mundo do trabalho. O Direito e a Literatura demonstram de forma clara que a pressão social que ainda recai sobre as mulheres no mundo inteiro configura um verdadeiro óbice para a efetivação da igualdade de oportunidades e de tratamento na esfera laboral. O poder das imagens impregnadas no inconsciente coletivo em virtude da representatividade limitada do feminino segue tendo reflexos formais, econômicos e jurídicos que marginalizam e prejudicam diariamente as trabalhadoras mulheres.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Giulia Manera, Université de Guyane

Professora associada da Université de Guyane (França), membro da unidade de pesquisa MINEA e pesquisadora associada do CRILUS (Centro de Pesquisa interdisciplinar sobre o mundo Lusófono). Mestre em Letras e Filosofia pela Università di Bologna (Itália) e doutora em Estudos Romanos-Português pela Université Paris Nanterre (em convênio com a Universidade de São Paulo-USP).

Ruth Olivier Moreira Manus, Universidade Clássica de Lisboa

Advogada. Pós-graduada em Direito Processual do Trabalho pela PUC-SP Cogeae, pós graduada em Direito Coletivo do Trabalho pela Università di Roma Tor Vergata, mestre em Direito do Trabalho pela PUC-SP, pós graduada em Direito da União Europeia pela Universidade Clássica de Lisboa, doutoranda em Direito Internacional pela Universidade Clássica de Lisboa. 

Téléchargements

Publié-e

2021-06-18

Numéro

Rubrique

ENCERRADO | Dossiê - O desafio do trabalho feminino e sua relação com o Direito