O Ensino de Filosofia em diálogo com a Arte.
Palavras-chave:
Filosofia, educaçãoResumo
RESUMO
O objetivo deste artigo é apresentar uma possibilidade de superação das dificuldades encontradas no ensino de filosofia no nível médio, através da aproximação da filosofia com a arte. O texto apresenta algumas afinidades entre essas duas formas de conhecimento, no sentido de legitimar o diálogo proposto e sua pertinência no ensino de nível médio, sobretudo entre filosofia e cinema, enquanto forma de arte mais acessível às escolas. E conclui pela necessidade de que, para além das afinidades, filosofia e arte devem ser apresentadas e resguardadas em suas especificidades.
Palavras-chave: ensino; filosofia; arte; cinema.
ABSTRACT
The purpose of this article is, recognizing the difficulties found in the teaching of philosophy in high schools, to present a possibility to surmount them, approaching philosophy and art. Intending to legitimate the dialogue proposed and its pertinence in high school education, the text presents some affinities between these two forms of knowlegde, especially between philosophy and cinema, as the most accessible form of art to the schools, concluding by the necessity, together with the presentation of the affinities, to regard philosophy and art in their specificities.
Keywords: teaching of philosophy ; art.; cinema.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE DECLARAÇÃO:
Submeto (emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da revista Sapere Aude, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.