RAZÃO PRÁTICA ENTRE DESEJO E BENS HUMANOS BÁSICOS. A CRÍTICA METAÉTICA DE JOHN FINNIS AO EMOTIVISMO E CETICISMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2018v9n18p385-405

Palavras-chave:

Metaética. Razão prática. Bens humanos. Emotivismo. Ceticismo.

Resumo

John Finnis é considerado o maior filósofo da nova teoria da lei natural, na teoria da lei natural, que renova a tradição da ética clássica de Aristóteles e Aquino, confrontando-os com os modernos, principalmente com Hobbes, Hume, Kant e Nietzsche. Este Artigo aborda, especificamente, a sua concepção metaética de razão prática. Para tanto, reconstitui a sua crítica ao emotivismo e ao ceticismo modernos, oriundos principalmente de Hume. Na primeira parte, trata do reducionismo da razão prática a mero instrumento de efetivação de desejos subracionais. Na segunda, articula a dimensão racional dos desejos, relacionando-os aos bens inteligíveis a que eles se voltam. Na terceira, analisa a integração do sentimento à razão prática, explorando a alegoria da máquina de experiências, proposta por Robert Nozick. Por fim, na quarta parte, a partir da natureza da deliberação, apresenta o argumento da autorrefutação como crítica principal ao ceticismo moral. Na conclusão, percebe-se a consistência da teoria moral de Finnis e se atenta para a consequência jurídico-político das teorias restritivas do bem humano, baseadas no emotivismo e ceticismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Sales Pinheiro, Universidade Federal do Pará (UFPA).

Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA) do Instituto de Ciências Jurídicas, área de Filosofia do Direito. Doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO). Graduado em Direito no Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). Coordenador do Grupo de Pesquisa (CNPq) “Tradição da Lei Natural”.

Dienny Magalhães Riker Pereira, Universidade Federal do Pará

Mestre em Direito pelo Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Pará (PPGD/UFPA). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa (CNPq) “Tradição da Lei Natural”.

Downloads

Publicado

2018-12-23

Como Citar

Pinheiro, V. S., & Riker Pereira, D. M. (2018). RAZÃO PRÁTICA ENTRE DESEJO E BENS HUMANOS BÁSICOS. A CRÍTICA METAÉTICA DE JOHN FINNIS AO EMOTIVISMO E CETICISMO. Sapere Aude, 9(18), 385–405. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2018v9n18p385-405

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES: TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT