O PROBLEMA ÉTICO NA EDUCAÇÃO E O USO DA LINGUAGEM
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2019v10n20p578-599Palavras-chave:
Ética. Educação. Linguagem. Discurso. Problemas na educação.Resumo
Neste trabalho o objetivo geral é o de desenvolver uma reflexão séria sobre o problema ético na educação com base em fundamentos da Filosofia Clássica sobre a ética e as possíveis relações da Filosofia Contemporânea a partir da Ética da linguagem desenvolvida por John Langshaw Austin. Primeiro, buscaremos elementos teóricos que nos permitam desenvolver o debate sobre problemáticas educacionais e abordar alguns problemas inerentes à ética na educação, e, por fim, apontar possíveis relações entre o uso ético da linguagem e educação. Desse cenário sobressai a discussão iniciada no século XXI abordando a ética educacional e a exigência por atitudes éticas que constituem os espaços da academia e da política. Segue a pergunta que se estabelece: como o discurso sobre o ser e o agir humanos, diante do problema ético na educação, pode contribuir para a formação humana?
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