O PROBLEMA ÉTICO NA EDUCAÇÃO E O USO DA LINGUAGEM
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2019v10n20p578-599Keywords:
Ética. Educação. Linguagem. Discurso. Problemas na educação.Abstract
Neste trabalho o objetivo geral é o de desenvolver uma reflexão séria sobre o problema ético na educação com base em fundamentos da Filosofia Clássica sobre a ética e as possíveis relações da Filosofia Contemporânea a partir da Ética da linguagem desenvolvida por John Langshaw Austin. Primeiro, buscaremos elementos teóricos que nos permitam desenvolver o debate sobre problemáticas educacionais e abordar alguns problemas inerentes à ética na educação, e, por fim, apontar possíveis relações entre o uso ético da linguagem e educação. Desse cenário sobressai a discussão iniciada no século XXI abordando a ética educacional e a exigência por atitudes éticas que constituem os espaços da academia e da política. Segue a pergunta que se estabelece: como o discurso sobre o ser e o agir humanos, diante do problema ético na educação, pode contribuir para a formação humana?
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION TERM:
I submit the presented work, an original text, for evaluation by the Sapere Aude journal of Philosophy and agree that its copyright will become the exclusive property of PUC Minas Publisher, prohibiting any reproduction, total or partial, in any other part or electronic/printed divulgation means before the necessary previous authorization is solicited and obtained from the Publisher. I also declare that there is no interest conflict between the aborded theme and the author, entrerprise, institution or individuals. I am not sure about this sentence and why it should be there. Do you publish any research that is subsidized by companies or that involves quantitative or qualitative interviews with participants?