As FUNÇÕES DO MANUAL CIENTÍFICO NA ESTRUTURA DAS REVOLUÇÕES CIENTÍFICAS

Autores

  • Adilson Koslowski Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2021v12n23p160-173

Palavras-chave:

Manual científico, Thomas Kuhn, Harvey Siegel, Joseph J. Schwab, Ensino e aprendizagem da ciência

Resumo

O objetivo deste artigo é procurar verificar as várias funções da literatura científica, especialmente o uso do manual científico no ensino e na aprendizagem da ciência como sustentado na Estrutura das Revoluções Científicas. Thomas S. Kuhn faz várias observações sobre o uso e as funções do manual científico na famosa obra. O objetivo é agrupar e sintetizar sua posição sobre o assunto. Pretende-se realizar algo semelhante ao famoso texto de Margaret Masterman em “A natureza de um paradigma”, quando encontrou vinte e uma definições de paradigma, nosso objetivo é numerar e descrever as dezesseis funções do manual encontradas no texto. Posteriormente, analisa-se a crítica feita por Harvey Siegel à posição kuhniana a respeito dessa temática em “Kuhn and Schwab on Science Texts and the Goals of Science Education” e Rationality Reddemed? Further Dailogues on an Education Ideal. Siegel não concorda com a posição de Kuhn e para rebatê-lo utiliza-se dos estudos do educador Joseph J. Schwab, The Teaching of Science as Enquiry, cujos estudos focaram na articulação da filosofia da educação, da ciência e do currículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adilson Koslowski, Universidade Federal de Sergipe

Professor de Filosofia no Departamento da UFS/DFL

Downloads

Publicado

2021-07-09

Como Citar

Koslowski, A. (2021). As FUNÇÕES DO MANUAL CIENTÍFICO NA ESTRUTURA DAS REVOLUÇÕES CIENTÍFICAS. Sapere Aude, 12(23), 160–173. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2021v12n23p160-173

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES: TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT