A MASSA PRODUTO(RA) DA CULTURA DO CANCELAMENTO NA ERA DA PÓS-VERDADE

Autores

  • Samara Sousa Diniz Soares PUC Minas
  • Lucas Lopes Campos Ferreira PUC Minas
  • Millene Viana dos Santos PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2023v14n28p618-639

Palavras-chave:

cultura do cancelamento, massa, internet, pós-verdade, psicologia

Resumo

Ao transformar o fenômeno grupal de exclusão do divergente em uma cultura marcada pela produção discursiva violenta, rápida e desterritorializada, a cultura do cancelamento tem convocado os pesquisadores sociais a entenderem a massa que, de forma recursiva, é produto e produtora desse movimento. A emergência e frequência do fenômeno e as poucas publicações sobre o tema são pontos de desafio e oportunidade para seu estudo. Via revisão de literatura, este artigo objetiva sistematizar e analisar o conhecimento acadêmico produzido sobre essa massa considerando os atravessamentos recursivos do contexto digital e da era da pós-verdade na relação estabelecida entre os indivíduos que a compõem. Valendo-se de uma perspectiva psicossocial de caráter exploratório, este artigo tem caráter interdisciplinar ao unir debates de diferentes áreas. A revisão de literatura ajudou a identificar algumas características dessa massa paradoxal que demonstra sua íntima relação e coprodução com o contexto atual, bem como demonstrou a necessidade de novas pesquisas, visto que o foco dos pesquisadores tem recaído mais sobre os aspectos do movimento em si (sua origem, seu conceito e sua operacionalização), ficando em segundo plano quem movimenta o fenômeno no nível individual e coletivo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samara Sousa Diniz Soares, PUC Minas

Mestra em Psicologia pela PUC Minas. Atua como professora no Ensino Superior e em curso profissionalizante.

Lucas Lopes Campos Ferreira, PUC Minas

Graduando de Psicologia - PUC Minas. E-mail: lucaslopescf2020@gmail.com

Millene Viana dos Santos, PUC Minas

Graduanda de Psicologia - PUC Minas. E-mail: milleneviana1908@gmail.com

Referências

AKIMOTO, Cláudio. O lugar do sujeito na arquitetura digital. In: GOLDBERG, Leonardo; AKIMOTO, Cláudio. O sujeito na era digital. Ensaios sobre psicanálise, pandemia e história. São Paulo: Edições 70, 2021, p. 73-127.

ALBERTO, Thiago Pereira; PEREIRA DE SÁ, Simone. As controvérsias de Morrissey e a cultura do cancelamento: uma batalha nas guerras culturais da música pop. Revista Eco-Pós, [S.I.], v. 24, n. 2, p. 252-276, 30 nov. 2021. Disponível em: https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/27697. Acesso em: 3 set. 2023.

ALVES, Marco Antônio Sousa. O panoptismo digital: reflexões sobre o poder na sociedade da informação. In: ALVES, Marco Antônio Sousa; NOBRE, Márcio Rimet. A sociedade da informação em questão: o direito, o poder e o sujeito na contemporaneidade. Belo Horizonte: Editora D' Plácido, 2019, p. 47-69.

BALDISSERA, Rian dos Santos; BLETSCH, Susana; DALLABRIDA, Rafaeli; MASCARELLO, Carollini Gomes; CERVI, Taís. Cultura do cancelamento: uma perspectiva psicanalítica. Salão do conhecimento, [S.I.], v. 7, n. 7, p. 1-5, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/view/20764. Acesso em: 10 nov. 2023.

BARACUHY, Regina,OLIVEIRA, Dayane Adriana Teixeira. Jogos de verdade e o dispositivo do cancelamento nas redes sociais . Revista da Anpoll, v 53, n 2,p. 100–116,2022. Disponível em: https://doi.org/10.18309/ranpoll.v53i2.1791.Acesso em: 14 nov. 2023

BITTENCOURT, Renato Nunes. Moralidade Líquida, Lacração e Cultura do Cancelamento. Cadernos Zygmunt Bauman, [S.I.], v. 11, n. 27, p. 212-229, nov. 2021. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17977. Acesso em: 3 set. 2023.

BRASILEIRO, Fellipe Sá; AZEVEDO, Jade Vilar de. Novas práticas de linchamento virtual: fachadas erradas e cancelamento de pessoas na cultura digital. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, [S.I.], v. 19, n. 34, 2020. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/640. Acesso em: 28 jun. 2021.

BRITO, Mariza Angélica Paiva; CABRAL, Ana Lúcia Tinoco; SILVA, Ananias Agostinho da. A ciberviolência em práticas textuais do ambiente digital. Entrepalavras, Fortaleza, v. 12, n. 12, p. 52-75, out. 2022. Disponível em: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/2407. Acesso em: 11 nov. 2023.

CAMILLIS, Lucas Lanner; DORNELES, Lucio Faccio. Cancelamento social como limitação à liberdade de expressão: entre o direito de efetuar denúncias públicas e o linchamento virtual. Revista de Direito, Inovação, Propriedade Intelectual e Concorrência, v. 8, n. 1, p. 42-59, 2022. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistadipic/article/view/8682. Acesso em: 10 nov. 2023.

CARTA CAPITAL. Cancelamento nas redes sociais vai da represalia ao linchamento. [S.I.]: Carta Capital, 2020 Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/sociedade/cancelamento-nas-redes-sociais-vai-da-represalia-ao-linchamento/. Acesso em: 24 ago. 2021.

COSTA, Rogério da. SOCIEDADE DE CONTROLE. Perspectiva, v. 18, n. 1, p. 161-167, 2004. Disponível em:https://www.scielo.br/j/spp/a/ZrkVhBTNkzkJr9jVw6TygVC/?format=pdf. Acesso em: 14 nov. 2023.

DUNKER, Christian. Psicanálise da vida digital. In: GOLDBERG, Leonardo; AKIMOTO, Cláudio. O sujeito na era digital: ensaios sobre psicanálise, pandemia e história. São Paulo: Edições 70, 2021, p. 9-39.

FREITAS, Eliane Tânia. Linchamentos virtuais: ensaio sobre o desentendimento humano na internet. Antropolítica - Revista Contemporânea de Antropologia, v. 1, n. 42, maio 2017. Disponível em: https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/41893/pdf. Acesso em: 29 ago 2021.

FREUD, Sigmund. Psicologia de grupo e a análise do ego. In: Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, v. 18 (1921), 1996.

FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. In: Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, v. 21 (1930), 1996.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2002.

GUEIROS, Pedro; DALESE, Pedro. A cultura do cancelamento e a (a)moralidade virtual. Migalhas de Peso, 2020. Disponível em: https://www.migalhas.com.br/depeso/333153/a-cultura-do-cancelamento-e-a--a-moralidade-virtual. Acesso em: 1 set. 2021.

GURSKI, Rose; PERRONE, Cláudia. A psicologia das massas freudiana e as atuais massas digitais: totalitarismo, distopia e sonhos. In: MOREIRA, Jacqueline de Oliveira; SILVA, Ana Carolina Dias (Orgs.). 100 anos Psicologia das Massas: atualizações e reflexões, Curitiba: CRV, 2021, p. 187- 200.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Petrópolis: Vozes, 2015

HOFF, Tânia, HOLTZ, Ana Catarina, FRAGA, L. Lucas. Do cancelamento ao dispositivo: discurso de ódio no contexto do consumo. Revista Comunicação Midiática, v.17, n 2,p. 44-56, jul-dez 2022. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/9075907.pdf. Acesso em: 10 nov. 2023.

HORA, Bianca Dias da, MARTINS, Milena Fagundes, KARHAWI, Issaaf. A cultura do cancelamento e suas facetas: justiça social, intransigências e disputas narrativas. Revista Iniciacom, v.10, n 3,p.1-10, abr. 2021. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/iniciacom/article/view/4110. Acesso em 10 nov. 2023.

HOESCHER, Laura Zoro. As variáveis preditoras da cultura do cancelamento nas redes sociais. 2020. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda) - Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2020.

LAGE, Adhemar; PINA, Sara de; BRAGA, Vitor. O follow no Instagram como recurso de gratificação aos participantes do Big Brother Brasil 21 e sua relação com a cultura do cancelamento. RuMoRes, [S. l.], v. 16, n. 32, p. 316-337, dez. 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/194617. Acesso em: 10 nov. 2023.

LAPA, Andrea Brandão; LACERDA, Anderson Lopes; COELHO, Isabel Colucci. A cultura digital como espaço de possibilidade para a formação de sujeitos. Inclusão Social, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 19-32, abr. 2016. Disponível em: http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4170 Acesso em: 26 nov. 2021.

LOPES, Michelle Aparecida Pereira. A cultura do cancelamento no dispositivo midiático: subjetividade e prática de si. Revista do GEL, v. 19, n. 1, p. 146-164, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.21165/gel.v19i1.3225. 23 set. 2023.

MARTINEZ, Cássio. Identidade, identificação e segregação: linchamentos virtuais e a cultura do cancelamento. Revista do Centro de Estudos em Semiótica e Psicanálise, [S.I.], v. 13, n. 2, p. 77-94, 2021. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/leituraflutuante/article/view/56340. Acesso em: 10 nov. 2023.

MATIAS, Sammya Kishimoto Silva. O discurso de ódio e a cultura do cancelamento nas redes sociais sob a perspectiva política. In: MORAES, Maíra; PIMENTA, Gisele (Orgs.). Contexto em análise. Brasília: Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa -IDP, 2022. p. 139-156. Disponível em: https://livroestrategiapolitica.com.br/wp-content/uploads/2022/05/Livro_IDP_VOL1.pdf#page=140. Acesso em: 15 ago. 2023.

MELO, Teresa Mary Pires de Castro; VASQUES, Eduardo Gomes. Cultura do cancelamento: primeiras aproximações. ETCÉTERA - Revista del Área de Ciencias Sociales del CIFFyH, [S.I.], n. 8, 2021. Disponível em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/etcetera/article/view/33911. Acesso em: 27 set. 2021.

MOREIRA, Patricia Veronica; SANTOS, Flavia Karla Ribeiro; PORTELA, Jean Cristtus. Práticas e estratégias de cancelamento virtual. Estudos Semióticos, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 151-175, dez. 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/esse/article/view/199067. Acesso em: 10 nov. 2023.

OLIVEIRA, Ana Paola de. Cultura do Cancelamento: prática autoritária ou voz dos excluídos? Extra Classe, [S. l.], 20 ago. 2020. Cultura. Disponível em: https://www.extraclasse.org.br/cultura/2020/08/cultura-do-cancelamento-pratica-autoritaria-ou-voz-dos-excluidos/. Acesso em: 12 set. 2020.

ORLANDINI, Maiara Garcia; CASSIANO, Fernanda Garcia. Central do cancelamento: potencialidades e esvaziamentos políticos discursivos da cultura do cancelamento. Revista de Comunicação da Universidade Católica de Brasília, v. 14, n. 1, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/13568/7784. Acesso em: 9 nov. 2023.

PIRES, Victória Caroline de Carvalho. Gerenciando crises na era da cultura do cancelamento virtual: estudo de caso marca Boca Rosa Beauty. 2020. Monografia (Graduação em Comunicação Social / Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Palhoça, 2020.

POSTINGUEL, Danilo; GONZATTI, Christian; ROCHA, Rose de Melo. #AnittalsOverParty: a celebridade como mobilizadora de ciberacontecimentos, os consumidores-fiscais e a cultura do cancelamento em redes digitais. E-Compós, v. 23, p. 1-27, 2020. Disponível em: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/2037. Acesso em: 8 nov. 2023.

PRESTES, Vivian Rafaella, NEGREIROS, Ellen Sara. O excesso de positividade, a cultura do cancelamento e as novas formas de vigilância social. Revista Percurso - NEMO, v 13, n 2, p. 135 - 148,2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Percurso/article/view/62189. Acesso em: 14 nov. 2023.

RUFINO, Mariana; SEGURADO, Rosemary. Cultura do cancelamento: uma análise de Karol Conká no BBB 21. Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura, v. 12, n. 22, p. 616-640, 2022. Disponível em: https://periodicos.uff.br/pragmatizes/article/download/51090/31160/184858. Acesso em: 5 nov. 2023.

SANTOS, Bruno Cavalcante Leitão; FRANÇA JÚNIOR, Francisco de Assis; ALBUQUERQUE, Samara. “Qual o nome desse desgraçado? Nome…nome…tem que expor”: o linchamento virtual como reflexo de práticas punitivas bárbaras. Revista Eletrônica da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas , [S.I.], v.7, n.1, p. 157-178, ago. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/revistadireito/article/view/21036. Acesso em: 10 set. 2023.

SCARPELLINI, Gabriel; CROCIARI, Leonardo. Fake news e política real: uma análise do poder de virulência das notícias falsas. In: MORAES, Maira.; PIMENTA, Gisele. (Orgs). Contexto em análise. Brasília: Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa - IDP, 2022. 194 p. — (Comunicação governamental e marketing político; v. 1), pp. 157- 171. Disponível em: https://livroestrategiapolitica.com.br/wp-content/uploads/2022/05/Livro_IDP_VOL1.pdf#page=140. Acesso em: 15 ago. 2023.

SIEBERT, Silvânia; PEREIRA, Israel Vieira. A pós-verdade como acontecimento discursivo. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 20, n. 2, p. 239-249, maio/ago. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ld/a/vykt83t8h8874gJT7ys46sy/?format=pdf. Acesso em: 01 nov. 2023.

SILVA, Alessandro Ferreira da. Cultura do cancelamento: cancelar para mudar? Eis a questão. Rain, [S.I.], v. 1, n. 1, p. 93-107, jan. 2021. Disponível em: https://fh.mdp.edu.ar/revistas/index.php/rain/article/view/4862. Acesso em: 20 jun. 2021.

SOARES, Samara Sousa Diniz; FERREIRA, Lucas Lopes Campos; SANTOS, Millene Viana dos; OLIVEIRA, Rayane da Silva. A massa da cultura do cancelamento: alguns apontamentos. In: Simpósio Nacional da ABCIBER, 14, 2021, Anais [...], 2021. Disponível em: https://abciber.org.br/simposios/index.php/abciber/abciber14/paper/viewPaper/1723. Acesso em: 11 nov. 2023.

VASCONCELLOS, Ana Catharina Paixão; MOREIRA, Jacqueline de Oliveira; RODRIGUES, Bianca Ferreira; MORGANTI, Juliana. A rede social TIK TOK e a modulação de novas formações grupais. In: MOREIRA, Jacqueline de Oliveira; SILVA, Ana Carolina Dias (Orgs.). 100 anos Psicologia das Massas: atualizações e reflexões, Curitiba: CRV, 2021, p. 201-216.

ZARPELON, Fernando. Imaginário e cultura de cancelamento: o “mito” e a “elenão. 2021. Monografia (Pós-graduação em Semiótica Psicanalítica: Clínica da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2021.

ZUBOFF, Soshana. Big Other: capitalismo de vigilância e perspectivas para uma
civilização de informação. In: BRUNO, Fernanda; CARDOSO, Bruno; KANASHIRO, Marta; GUILHON, Luciana; MELGAÇO, Lucas (orgs.). Tecnopolíticas da vigilância: perspectivas da margem. Trad. Heloísa Cardoso Mourão, 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2018, p. 17-68.

Downloads

Publicado

2023-12-26

Como Citar

Soares, S. S. D., Ferreira, L. L. C. ., & Santos, M. V. dos . (2023). A MASSA PRODUTO(RA) DA CULTURA DO CANCELAMENTO NA ERA DA PÓS-VERDADE. Sapere Aude, 14(28), 618–639. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2023v14n28p618-639

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER