A MASSA PRODUTO(RA) DA CULTURA DO CANCELAMENTO NA ERA DA PÓS-VERDADE
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2023v14n28p618-639Keywords:
cultura do cancelamento, massa, internet, pós-verdade, psicologiaAbstract
Ao transformar o fenômeno grupal de exclusão do divergente em uma cultura marcada pela produção discursiva violenta, rápida e desterritorializada, a cultura do cancelamento tem convocado os pesquisadores sociais a entenderem a massa que, de forma recursiva, é produto e produtora desse movimento. A emergência e frequência do fenômeno e as poucas publicações sobre o tema são pontos de desafio e oportunidade para seu estudo. Via revisão de literatura, este artigo objetiva sistematizar e analisar o conhecimento acadêmico produzido sobre essa massa considerando os atravessamentos recursivos do contexto digital e da era da pós-verdade na relação estabelecida entre os indivíduos que a compõem. Valendo-se de uma perspectiva psicossocial de caráter exploratório, este artigo tem caráter interdisciplinar ao unir debates de diferentes áreas. A revisão de literatura ajudou a identificar algumas características dessa massa paradoxal que demonstra sua íntima relação e coprodução com o contexto atual, bem como demonstrou a necessidade de novas pesquisas, visto que o foco dos pesquisadores tem recaído mais sobre os aspectos do movimento em si (sua origem, seu conceito e sua operacionalização), ficando em segundo plano quem movimenta o fenômeno no nível individual e coletivo.
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