VOLTAIRE E SCHILLER:
EDUCAÇÃO ESTÉTICA COMO CONDIÇÃO À LIBERDADE
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2023v1nesp1p408-423Palavras-chave:
educação estética, Schiller, Voltaire, moral, liberdadeResumo
O tema que irei apresentar aqui é acerca da educação estética, mais precisamente, a educação estética na perspectiva de dois importantes filósofos do século XVIII, a saber, Voltaire e Schiller. Por educação estética aqui se entende a ferramenta que, por meio da arte, “conserta” o descompasso que há entre razão e sensibilidade. Esse descompasso aprisiona os seres humanos, levando-os a agir de forma “selvagem”, “bárbara” ou “infame”, portanto, imoral. Acreditando que os males morais da modernidade se fundam num problema estético, a intenção de Voltaire e Schiller é, por meio desta educação, libertar a humanidade e fazê-la agir moralmente. O filósofo alemão concorda com o francês que a arte é o único caminho à liberdade, no entanto, eles divergem a respeito de como a subjetividade humana deve se formar.
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