VOLTAIRE E SCHILLER:
EDUCAÇÃO ESTÉTICA COMO CONDIÇÃO À LIBERDADE
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2023v1nesp1p408-423Keywords:
educação estética, Schiller, Voltaire, moral, liberdadeAbstract
O tema que irei apresentar aqui é acerca da educação estética, mais precisamente, a educação estética na perspectiva de dois importantes filósofos do século XVIII, a saber, Voltaire e Schiller. Por educação estética aqui se entende a ferramenta que, por meio da arte, “conserta” o descompasso que há entre razão e sensibilidade. Esse descompasso aprisiona os seres humanos, levando-os a agir de forma “selvagem”, “bárbara” ou “infame”, portanto, imoral. Acreditando que os males morais da modernidade se fundam num problema estético, a intenção de Voltaire e Schiller é, por meio desta educação, libertar a humanidade e fazê-la agir moralmente. O filósofo alemão concorda com o francês que a arte é o único caminho à liberdade, no entanto, eles divergem a respeito de como a subjetividade humana deve se formar.
Downloads
References
BARBOSA, Ricardo. A especificidade do estético e a razão prática em Schiller. Revista Kriterion, Belo Horizonte, n. 112, p. 229-242, 2005.
BOISDEFFRE, Pierre de. Voltaire est-il um philosophe? In: BLUCHE, François et al. Voltaire. Paris: Hachette, 1978.
FORTES, Luiz R. Salinas. O iluminismo e os reis filósofos. São Paulo: Brasiliense; 3ª edição, 1985 (Tudo é história 22).
HABERMAS, Jiirgen. O discurso filosófico da modernidade: doze lições. Tradução: Luiz Sérgio Repa e Rodnei Nascimento. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
KANT. Crítica da faculdade de julgar. Tradução: Fernando Costa Mattos. Petrópolis: Vozes, 1ª edição, 2016.
MONTESQUIEU. Cartas Persas. Tradução: Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Nova Alexandria, 2005.
MOTA, V. A presença da ideia de combate no teatro de Voltaire. A Palo Seco, São Cristóvão, SE, ano 9, n. 10, p. 85-93, 2017.
MOTA, Vladimir. Filósofo e Filosofia nas Luzes francesas. Revista Enunciação, Seropédica, RJ, vol. 2, n. 2, p. 89-98, 2017.
MOTA, Vladimir. Arte e política: uma leitura da obra voltairiana à luz de Jacques Rancière. Prometheus: Journal of Philosophy, São Cristóvão, SE, n. 31, p. 223-234. sept-dec. 2019.
NASCIMENTO, Maria das Graças Souza do. Voltaire: a razão militante. São Paulo: Editora Moderna Paradidático; 2ª edição, 1996 (Coleção “Logos”).
SOUZA, Maria das Graças de. Ilustração e história: o pensamento sobre a história do Iluminismo francês. São Paulo: Discurso Editorial, 2001.
RIOUT, Denys. Éducation. In: SOURIAU, Étienne. Vocabulaire d’esthétique. Paris: PUF, 2010. p. 667-668.
SCHILLER, Friedrich. A educação estética do homem: numa série de cartas. Tradução: Roberto Schwarz e Márcio Suzuki; introdução e notas Márcio Suzuki. São Paulo: Iluminuras, 2017.
SCHILLER, Friedrich. Cultura estética e liberdade. Organização e tradução: Ricardo Barbosa. São Paulo: Editora Hedra, 2014.
VOLTAIRE. Educação das Meninas. Tradução: Vladimir de Oliva Mota. São Cristóvão: Revista Prometeus, 2018.
VOLTAIRE. Os pensadores Voltaire/Diderot. Edição: Victor Civita. Tradução: Marilena de Souza Chauí. São Paulo: Abril Cultural, 1ª edição, 1984.
VOLTAIRE. Discours sur la tragédie à Mylord Bolingbroke. In: Ouvres completes de Voltaire. L’édition Moland. Paris: Garner, 1875.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION TERM:
I submit the presented work, an original text, for evaluation by the Sapere Aude journal of Philosophy and agree that its copyright will become the exclusive property of PUC Minas Publisher, prohibiting any reproduction, total or partial, in any other part or electronic/printed divulgation means before the necessary previous authorization is solicited and obtained from the Publisher. I also declare that there is no interest conflict between the aborded theme and the author, entrerprise, institution or individuals. I am not sure about this sentence and why it should be there. Do you publish any research that is subsidized by companies or that involves quantitative or qualitative interviews with participants?