RELEITURA DIALÓGICA DA NOÇÃO KANTIANA DE LIBERDADE
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2024v15n30p806-820Palavras-chave:
Liberdade, Autonomia, Razão prática, Intersubjetividade, DiálogoResumo
O objetivo deste artigo é apresentar, em linhas gerais, a releitura realizada por Habermas da noção kantiana de liberdade. Habermas rompe com a filosofia da consciência e pensa a liberdade a partir da perspectiva da intersubjetiva. Para ele a liberdade não se apresenta como ideia reguladora a razão, mas deve ser alcançada a partir de um processo de formação ético-discursiva da vontade que tem lugar em discursos prático-morais. Para alcançar o objetivo proposto, o artigo será dividido em três partes. Na primeira, a liberdade será vista, na Crítica da Razão Pura, como um problema para Kant. Na segunda parte, será indicado o modo como, na Fundamentação da Metafísica dos Costumes, Kant resgata a liberdade e a afirma como pressuposto inevitável, condição de possibilidade para que a razão possa ser prática. Finalmente, após ter apresentado o modo como Kant pensa a liberdade, na terceira parte do artigo, será examinada a maneira pela qual Habermas propõe uma releitura da noção kantiana de liberdade.
Downloads
Referências
HABERMAS, Jürgen. Consciência Moral e Agir Comunicativo. São Paulo: Loyola, 2003.
HABERMAS, Jürgen. Para o uso pragmático, ético e moral da razão prática. In: STEIN, Ernildo; DE BONI, Luís (orgs.). Dialética e liberdade. Porto Alegre: Petrópolis, 1992, p. 288-304.
HABERMAS, Jürgen. Pensamento Pós-metafísico. São Paulo: Loyola, 2002.
HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo: racionalidade da ação e racionalização social. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
HABERMAS, Jürgen. Verdade e Justificação. São Paulo: Loyola, 2004.
KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. 3. ed. São Paulo: Ícone, 2011 (Coleção fundamentos do direito). Obra digital disponível em https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/195671/pdf/0?code=BKrSwfRQPlTuuE+cUJlEBNDPcKdrn6OpdnIkGaaNjqKapqg/wKBvfg/ygjnQuMj1e/flA96TP21UowSImspwTQ==. Acesso em 02 de novembro de 2024.
KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. São Paulo: Discurso Editorial: Barcarolla, 2009 (Coleção philosophia).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE DECLARAÇÃO:
Submeto (emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da revista Sapere Aude, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.