MÚSICA NO ILUMINISMO
A POSIÇÃO DE ROUSSEAU COM O ENSAIO SOBRE A ORIGEM DAS LÍNGUAS
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2025v2n2p184-196Palavras-chave:
Rousseau, Ensaio, música, língua, iluminismoResumo
Este artigo visa abordar o Ensaio sobre a origem das línguas, de Jean-Jacques Rousseau, como um amálgama das contribuições do autor para o debate musical de seu tempo – décadas de 1740 e 1750. A obra sintetizou muitas das ideias do autor sobre o tema e, metodologicamente, as fundamentou no solo de uma teoria mais ampla, relacionando-as diretamente com aspectos da linguagem, da política e da natureza humana. Em alguns aspectos, é por essa ambientação que consideramos o Ensaio uma obra da maturidade do pensamento musical de Rousseau, capaz de prestar uma fundamentação mais robusta para argumentos anteriores. Compreendendo, então, a indissociabilidade dessas esferas, buscamos ressaltar argumentos presentes no Ensaio que refletem a posição de Rousseau nos embates paradigmáticos concernindo a música no contexto das luzes na França. Dentre eles, destacam-se a primazia do sentimento e a valorização da melodia enquanto objeto pelo qual a música é concebida como arte da imitação.
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Referências
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