MÚSICA NO ILUMINISMO

A POSIÇÃO DE ROUSSEAU COM O ENSAIO SOBRE A ORIGEM DAS LÍNGUAS

Authors

  • Gabriel Telles dos Santos Burgarelli UFG

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2025v2n2p184-196

Keywords:

Rousseau, Ensaio, música, língua, iluminismo

Abstract

Este artigo visa abordar o Ensaio sobre a origem das línguas, de Jean-Jacques Rousseau, como um amálgama das contribuições do autor para o debate musical de seu tempo – décadas de 1740 e 1750. A obra sintetizou muitas das ideias do autor sobre o tema e, metodologicamente, as fundamentou no solo de uma teoria mais ampla, relacionando-as diretamente com aspectos da linguagem, da política e da natureza humana. Em alguns aspectos, é por essa ambientação que consideramos o Ensaio uma obra da maturidade do pensamento musical de Rousseau, capaz de prestar uma fundamentação mais robusta para argumentos anteriores. Compreendendo, então, a indissociabilidade dessas esferas, buscamos ressaltar argumentos presentes no Ensaio que refletem a posição de Rousseau nos embates paradigmáticos concernindo a música no contexto das luzes na França. Dentre eles, destacam-se a primazia do sentimento e a valorização da melodia enquanto objeto pelo qual a música é concebida como arte da imitação.

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Author Biography

Gabriel Telles dos Santos Burgarelli, UFG

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Goiás (PPGFIL-UFG), bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás – FAPEG. E-mail: gabtelles@live.com.  

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Published

2025-04-22

How to Cite

Burgarelli, G. T. dos S. (2025). MÚSICA NO ILUMINISMO: A POSIÇÃO DE ROUSSEAU COM O ENSAIO SOBRE A ORIGEM DAS LÍNGUAS. Sapere Aude - Journal of Philosophy, 2(2), 184–196. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2025v2n2p184-196

Issue

Section

ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER