MÚSICA NO ILUMINISMO
A POSIÇÃO DE ROUSSEAU COM O ENSAIO SOBRE A ORIGEM DAS LÍNGUAS
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2025v2n2p184-196Keywords:
Rousseau, Ensaio, música, língua, iluminismoAbstract
Este artigo visa abordar o Ensaio sobre a origem das línguas, de Jean-Jacques Rousseau, como um amálgama das contribuições do autor para o debate musical de seu tempo – décadas de 1740 e 1750. A obra sintetizou muitas das ideias do autor sobre o tema e, metodologicamente, as fundamentou no solo de uma teoria mais ampla, relacionando-as diretamente com aspectos da linguagem, da política e da natureza humana. Em alguns aspectos, é por essa ambientação que consideramos o Ensaio uma obra da maturidade do pensamento musical de Rousseau, capaz de prestar uma fundamentação mais robusta para argumentos anteriores. Compreendendo, então, a indissociabilidade dessas esferas, buscamos ressaltar argumentos presentes no Ensaio que refletem a posição de Rousseau nos embates paradigmáticos concernindo a música no contexto das luzes na França. Dentre eles, destacam-se a primazia do sentimento e a valorização da melodia enquanto objeto pelo qual a música é concebida como arte da imitação.
Downloads
References
ALMEIDA MARQUES, José Oscar de. Apresentação. In: ROUSSEAU, Jean-Jacques. Carta sobre a música francesa. Tradução de José Oscar de Almeida Marques e Daniela de Fátima Garcia. Campinas: IFCH-Unicamp, 2005 (Textos didáticos, 58), p. 47.
BANDERA, Mauro Dela. Questões de cronologia rousseauísta: o caso do Ensaio sobre a origem das línguas. Trans/Form/Ação. Marília, v. 42, n. 4, Out./Dez., 2019, p. 167-186.
BROMBERG, Carla. A classificação da música na obra de Jean-Jacques Rousseau. Opus, Porto Alegre, v. 20, n. 1, jun. 2014, p. 39-54.
FORTES, Fabrício Pires. O sistema de notação musical de Jean-Jacques Rousseau.
Doispontos:, Curitiba, São Carlos, volume 16, número 1, agosto de 2019, p. 236-247.
FREITAS, Jacira de. Linguagem natural e música em Rousseau: a busca da expressividade. Trans/Form/Ação, São Paulo, 31(1): 53-72, 2008.
KAWAUCHE, Thomaz. Sobre a imagem rousseauniana da lei acima dos homens. Trans/Form/Ação, São Paulo, 31(2): 97-118, 2008.
MACHADO, Lourival Gomes. Notas. In: ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social; Ensaio sobre a origem das línguas; Discurso sobre as ciências e as artes; Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Tradução Lourdes Santos Machado. São Paulo: Abril, 1973, p. 9-20. (Coleção “Os Pensadores”).
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do contrato social; Ensaio sobre a origem das línguas; Discurso sobre as ciências e as artes; Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Tradução Lourdes Santos Machado. São Paulo: Abril, 1973. (Coleção “Os Pensadores”)
SIMON, Julia. Rousseau. In: The Routledge Companion to Philosophy and Music. Edição: GRACYK, Theodore; KANIA, Andrew. 2 Park Square, Milton Park, Abingdon, Oxon. 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION TERM:
I submit the presented work, an original text, for evaluation by the Sapere Aude journal of Philosophy and agree that its copyright will become the exclusive property of PUC Minas Publisher, prohibiting any reproduction, total or partial, in any other part or electronic/printed divulgation means before the necessary previous authorization is solicited and obtained from the Publisher. I also declare that there is no interest conflict between the aborded theme and the author, entrerprise, institution or individuals. I am not sure about this sentence and why it should be there. Do you publish any research that is subsidized by companies or that involves quantitative or qualitative interviews with participants?