Derrida e o ato de ensinar: a economia do apagamento

Autores

  • Charles Bingham

Resumo

Este artigo explora a hipótese de Derrida, de que o ato de ensinar é um processo de desconstrução. Para explorar esta hipótese, o conceito Derridiano de “apagamento” será analisado. Usando o conceito de apagamento, este artigo examinará dois aspectos importantes do ensino: o nome que os professores estabelecem para si mesmos, e ensinar contra o poder social, de uma perspectiva (orientada pelo apagamento) Derridiana. Finalmente, este artigo pretende confirmar a hipótese de Derrida, de que o ato de ensinar é mesmo uma prática desconstrutiva.

Tradução de Jason Carreiro

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Charles Bingham

Charles Bingham é professor titular de Filosofia da Educação na Simon Fraser University, no Canadá. Seu trabalho centra-se nos fundamentos filosóficos da educação e do currículo, além de desenvolver pesquisa em multiculturalismo, filosofia da linguagem e problemas sociais na educação. Suas principais obras são: Jacques Rancière: Education, Truth, Emancipation (2010), Authority is relational: rethinking educational empowerment (2008), No education without relation (2004) e Schools of recognition: identity politics and classroom practices (2001).

Referências

Austin, J. L. How to do things with words. Oxford: Oxford University Press, 1962.

Biesta, G. Say you want a revolution ... suggestions for the impossible future of critical pedagogy. Educational Theory, 48(4), 499–510, 1998.

Biesta, G. J. J., & Ege´a-Kuehne, D. (Eds.) Derrida & education. London: Routledge, 2001.

Biesta, G. Education, not initiation, Philosophy of Education 1996, http://www.ed.uiuc.edu/EPS/PES-Yearbook/96_docs/biesta.html, (March 13, 2006).

Bingham, C. I am the missing pages of the text I teach: Gadamer and Derrida on teacher authority. In Rice S. (Ed.), Philosophy of Education (pp. 265–272). Urbana, IL: Philosophy of Education Society, 2001.

Bingham, C. The Hermeneutics of educational questioning. Educational Philosophy and Theory, 37(4), 553–565, 2005.

Derrida, J. Of grammatology. Trans. Gayatri Chakravorty Spivak. Baltimore: The John Hopkins

University Press, 1976.

Derrida, J. The ear of the other: Otobiography transference (A. Ronell, Trans.). Lincoln: University of Nebraska Press, 1985.

Derrida, J. Who’s afraid of philosophy? Right to philosophy I (J. Plug, Trans.). Stanford: Stanford University Press, 2002.

de Saussure, F. Course in general linguistics. Peru, Illinois: Open Court Publishing, 1983.

Edgoose, J. An ethics of hesitant learning: The caring justice of Levinas and Derrida. Philosophy of Education 1997, http://www.ed.uiuc.edu/EPS/PES Yearbook/97_docs/edgoose.html, (March 13, 2006).

Ege´a-Kuehne, D. Neutrality in education and Derrida’s call for ‘double duty’. Philosophy of Education 1996, http://www.ed.uiuc.edu/EPS/PES-Yearbook/96_docs/egea-Kuehne.html, (March 13, 2006).

Freire, P. (1970) Pedagogy of the oppressed. New York: Continuum.

Gregoriou, Z. Derrida’s responsibility: Autobiography, the teaching of the vulnerable, diary fragments. Educational Theory, 45(3), 311–335, 1995.

Miedema, S., & Biesta, G. J. J. Jacques Derrida’s religion with/out religion and the im/possibility of religious education. Religious Education, 99(1), 23–37, 2004.

Peim, N. Spectral bodies: Derrida and the philosophy of the photograph as historical document. Journal of Philosophy of Education, 39(1), 67–84, 2005.

Trifonas, P. Derrida, deconstruction, and education: Ethics of pedagogy and research. Oxford: Blackwell, 2004.

Vanderstraeten, R., & Biesta, G. How is education possible? Preliminary investigations for a theory of education. Educational Philosophy and Theory, 33(1), 7–21.

Ibid., 2001.

Downloads

Publicado

2013-06-26

Como Citar

Bingham, C. (2013). Derrida e o ato de ensinar: a economia do apagamento. Sapere Aude, 4(7), 413–440. Recuperado de https://periodicos.pucminas.br/SapereAude/article/view/4955