Derrida e o ato de ensinar: a economia do apagamento
Resumo
Este artigo explora a hipótese de Derrida, de que o ato de ensinar é um processo de desconstrução. Para explorar esta hipótese, o conceito Derridiano de “apagamento” será analisado. Usando o conceito de apagamento, este artigo examinará dois aspectos importantes do ensino: o nome que os professores estabelecem para si mesmos, e ensinar contra o poder social, de uma perspectiva (orientada pelo apagamento) Derridiana. Finalmente, este artigo pretende confirmar a hipótese de Derrida, de que o ato de ensinar é mesmo uma prática desconstrutiva.
Tradução de Jason Carreiro
Downloads
Referências
Austin, J. L. How to do things with words. Oxford: Oxford University Press, 1962.
Biesta, G. Say you want a revolution ... suggestions for the impossible future of critical pedagogy. Educational Theory, 48(4), 499–510, 1998.
Biesta, G. J. J., & Ege´a-Kuehne, D. (Eds.) Derrida & education. London: Routledge, 2001.
Biesta, G. Education, not initiation, Philosophy of Education 1996, http://www.ed.uiuc.edu/EPS/PES-Yearbook/96_docs/biesta.html, (March 13, 2006).
Bingham, C. I am the missing pages of the text I teach: Gadamer and Derrida on teacher authority. In Rice S. (Ed.), Philosophy of Education (pp. 265–272). Urbana, IL: Philosophy of Education Society, 2001.
Bingham, C. The Hermeneutics of educational questioning. Educational Philosophy and Theory, 37(4), 553–565, 2005.
Derrida, J. Of grammatology. Trans. Gayatri Chakravorty Spivak. Baltimore: The John Hopkins
University Press, 1976.
Derrida, J. The ear of the other: Otobiography transference (A. Ronell, Trans.). Lincoln: University of Nebraska Press, 1985.
Derrida, J. Who’s afraid of philosophy? Right to philosophy I (J. Plug, Trans.). Stanford: Stanford University Press, 2002.
de Saussure, F. Course in general linguistics. Peru, Illinois: Open Court Publishing, 1983.
Edgoose, J. An ethics of hesitant learning: The caring justice of Levinas and Derrida. Philosophy of Education 1997, http://www.ed.uiuc.edu/EPS/PES Yearbook/97_docs/edgoose.html, (March 13, 2006).
Ege´a-Kuehne, D. Neutrality in education and Derrida’s call for ‘double duty’. Philosophy of Education 1996, http://www.ed.uiuc.edu/EPS/PES-Yearbook/96_docs/egea-Kuehne.html, (March 13, 2006).
Freire, P. (1970) Pedagogy of the oppressed. New York: Continuum.
Gregoriou, Z. Derrida’s responsibility: Autobiography, the teaching of the vulnerable, diary fragments. Educational Theory, 45(3), 311–335, 1995.
Miedema, S., & Biesta, G. J. J. Jacques Derrida’s religion with/out religion and the im/possibility of religious education. Religious Education, 99(1), 23–37, 2004.
Peim, N. Spectral bodies: Derrida and the philosophy of the photograph as historical document. Journal of Philosophy of Education, 39(1), 67–84, 2005.
Trifonas, P. Derrida, deconstruction, and education: Ethics of pedagogy and research. Oxford: Blackwell, 2004.
Vanderstraeten, R., & Biesta, G. How is education possible? Preliminary investigations for a theory of education. Educational Philosophy and Theory, 33(1), 7–21.
Ibid., 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE DECLARAÇÃO:
Submeto (emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da revista Sapere Aude, e concordo (amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o (s) autor (es), empresas, instituições ou indivíduos.