AS CRÍTICAS DE HABERMAS A RAWLS ACERCA DO DIÁLOGO ENTRE SECULARISMO E RELIGIÃO NA DEMOCRACIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2016v7n13p390

Palabras clave:

Habermas, Rawls, Religião, Secularismo

Resumen

O artigo debate as críticas que Jürgen Habermas faz a John Rawls acerca do diálogo entre secularismo e religião na democracia. Enquanto Rawls defende uma divisão estrita, nos sujeitos, entre identidades religiosas e não religiosas, Habermas adota a estratégia da tradução da linguagem religiosa para uma secular, e não propriamente uma divisão entre identidades religiosas e não religiosas, embora conserve o elemento formal e kantiano da ética. Desta forma, enfatizaremos, primeiramente, em Rawls, a modificação teórica ocorrida entre a obra Uma Teoria da Justiça para o Liberalismo Político, uma vez que tal mudança torna-se fundamental para a proposta de Rawls acerca do diálogo entre secularismo e religião na democracia. Em Uma Teoria da Justiça, a razão pública é dada por uma doutrina liberal abrangente, enquanto no Liberalismo Político é proposta uma maneira de argumentar sobre valores políticos compartilhados por cidadãos livres e iguais, levando em conta suas doutrinas abrangentes, desde que estas sejam compatíveis com uma sociedade democrática. Finalmente, destacaremos as críticas de Habermas à ideia rawlsiana da posição original, tendo consequências em sua crítica posterior à proposta de Rawls de separação entre identidades religiosas e não religiosas nos sujeitos que deliberam. Habermas considera que há, em Rawls, um fardo adicional indevido que exige uma partição da identidade num aspecto público e noutro privado. Segundo Habermas, haveria, em Rawls, uma sobrecarga mental e psicológica insuportável para os religiosos, prejudicando as necessárias condições simétricas de participação na democracia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliano Cordeiro da Costa Oliveira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com doutorado sanduiche na Ludwig-Maximilians-Universität, em Munique, Alemanha. Bolsista Capes.

Publicado

2016-08-13

Cómo citar

Oliveira, J. C. da C. (2016). AS CRÍTICAS DE HABERMAS A RAWLS ACERCA DO DIÁLOGO ENTRE SECULARISMO E RELIGIÃO NA DEMOCRACIA. Sapere Aude, 7(13), 390–403. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2016v7n13p390

Número

Sección

ARTIGOS/ARTICLES: TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT