AS CRÍTICAS DE HABERMAS A RAWLS ACERCA DO DIÁLOGO ENTRE SECULARISMO E RELIGIÃO NA DEMOCRACIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2016v7n13p390

Palavras-chave:

Habermas, Rawls, Religião, Secularismo

Resumo

O artigo debate as críticas que Jürgen Habermas faz a John Rawls acerca do diálogo entre secularismo e religião na democracia. Enquanto Rawls defende uma divisão estrita, nos sujeitos, entre identidades religiosas e não religiosas, Habermas adota a estratégia da tradução da linguagem religiosa para uma secular, e não propriamente uma divisão entre identidades religiosas e não religiosas, embora conserve o elemento formal e kantiano da ética. Desta forma, enfatizaremos, primeiramente, em Rawls, a modificação teórica ocorrida entre a obra Uma Teoria da Justiça para o Liberalismo Político, uma vez que tal mudança torna-se fundamental para a proposta de Rawls acerca do diálogo entre secularismo e religião na democracia. Em Uma Teoria da Justiça, a razão pública é dada por uma doutrina liberal abrangente, enquanto no Liberalismo Político é proposta uma maneira de argumentar sobre valores políticos compartilhados por cidadãos livres e iguais, levando em conta suas doutrinas abrangentes, desde que estas sejam compatíveis com uma sociedade democrática. Finalmente, destacaremos as críticas de Habermas à ideia rawlsiana da posição original, tendo consequências em sua crítica posterior à proposta de Rawls de separação entre identidades religiosas e não religiosas nos sujeitos que deliberam. Habermas considera que há, em Rawls, um fardo adicional indevido que exige uma partição da identidade num aspecto público e noutro privado. Segundo Habermas, haveria, em Rawls, uma sobrecarga mental e psicológica insuportável para os religiosos, prejudicando as necessárias condições simétricas de participação na democracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliano Cordeiro da Costa Oliveira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com doutorado sanduiche na Ludwig-Maximilians-Universität, em Munique, Alemanha. Bolsista Capes.

Downloads

Publicado

2016-08-13

Como Citar

Oliveira, J. C. da C. (2016). AS CRÍTICAS DE HABERMAS A RAWLS ACERCA DO DIÁLOGO ENTRE SECULARISMO E RELIGIÃO NA DEMOCRACIA. Sapere Aude, 7(13), 390–403. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2016v7n13p390

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES: TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT