"O CONCEITO DE ANGÚSTIA" COMO REFLEXÃO FILOSÓFICA SOBRE A LIBERDADE HUMANA

Autores

  • Fabiano Victor Campos Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião do Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA).

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2017v8n15p187

Palavras-chave:

Liberdade. Angústia. Pecado. Ser Humano. Kierkegaard.

Resumo

Este artigo busca mostrar que a obra O conceito de angústia, de Kierkegaard, se constitui numa reflexão sobre a liberdade humana. Nesse sentido, intenta dilucidar que a análise inerente a esse livro, embora aborde o tema do pecado, caracteriza-se como uma reflexão não de cunho teológico, mas de contornos propriamente filosóficos. Evidencia, pois, que o objetivo da referida obra é perscrutar as condições transcendentais de possibilidade do agir livre do homem através da análise da angústia, angústia essa a envolver o ser humano antes e após a queda, isto é, concebida anteriormente e posteriormente ao mal cometido pelo indivíduo humano. Desse modo, o ser humano é aí abordado como apto a realizar aquilo que os teólogos costumam chamar de pecado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Victor Campos, Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião do Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA).

Doutor e mestre em Ciências da Religião, com concentração em Filosofia da Religião, pela UFJF. Possui especialização em Temas Filosóficos pela UFMG e graduação em Filosofia pela PUC Minas. Atualmente, é professor do curso de Pós-Graduação em Ciências da Religião do Instituto Santo Tomás de Aquino, em Belo Horizonte.

Downloads

Publicado

2017-07-22

Como Citar

Campos, F. V. (2017). "O CONCEITO DE ANGÚSTIA" COMO REFLEXÃO FILOSÓFICA SOBRE A LIBERDADE HUMANA. Sapere Aude, 8(15), 187–210. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2017v8n15p187

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES: TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)