Mito e rito na indústria cultural: A ideologia nos labirintos da linguagem
Abstract
Para Adorno e Horkheimer o principal fator que permitiu o avanço do capitalismo como modelo de mercado foi o advento da indústria cultural a partir do incremento das tecnologias de comunicação. Tal processo facilitou a massificação da cultura e a intensificação do que identificaram como racionalidade instrumental. O ensaio pretende refletir sobre como a indústria cultural favorece a consolidação de uma cultura administrada ideologicamente com base em inversões do entendimento da realidade, por meio dos aparatos de entretenimento, informação e marketing. A análise terá como ferramentas a filosofia da linguagem de Wittgenstein e, no campo da psicanálise, as teorias de Lacan sobre o simbólico e o imaginário, com recurso à linguagem e fantasia, categorias subjetivas tomadas como meios de acesso ao sujeito. Sinalizamos que, ao se utilizar das figuras gramaticais da metáfora e da metonímia, relacionadas respectivamente às categorias mito e rito, esta operação contribui, via inconsciente, para a elevação do discurso científico-tecnológico ao patamar de uma fantasia ideológica. A construção do véu ideológico inverte o próprio uso da razão, tornada instrumental, forjando um mito de esclarecimento que impede o livre pensar no sentido da emancipação do homem.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION TERM:
I submit the presented work, an original text, for evaluation by the Sapere Aude journal of Philosophy and agree that its copyright will become the exclusive property of PUC Minas Publisher, prohibiting any reproduction, total or partial, in any other part or electronic/printed divulgation means before the necessary previous authorization is solicited and obtained from the Publisher. I also declare that there is no interest conflict between the aborded theme and the author, entrerprise, institution or individuals. I am not sure about this sentence and why it should be there. Do you publish any research that is subsidized by companies or that involves quantitative or qualitative interviews with participants?