A FENOMENOLOGIA COMO AVALIAÇÃO ESTÉTICA DA FOTOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2015v6n12p643Abstract
RESUMO
Tendo como objetivo a avaliação das relações entre a estética e a fotografia, devido à singularidade desse meio entre as representações visuais, procura-se compreender o processo de apreciação estética da imagem através da fenomenologia. Podendo ser tomada tanto como obra de arte, quanto como um meio de comunicação, a fotografia se apresenta culturalmente em escala significativa, de maneira a que sua popularização a coloca constantemente em posição de avaliação e apreciação pelo espectador. Sua dependência a elementos existentes e, portanto, fotografáveis, também proporciona uma investigação com relação ao processo de captura como uma redução visual proposta pelo fotógrafo no instante em que atua. Assim, a construção do objeto estético pela obra fotográfica e a apreciação desse objeto pelo espectador demandam uma concepção e discussão melhor examinadas. A partir da compreensão dos mecanismos da comunicação visual, das propostas da filosofia fenomenológica e da possibilidade de avaliação estética da arte, foi possível obter dados relevantes tanto para o entendimento da percepção imagética pelo espectador quanto para um posicionamento crítico frente à arte. Esse enfoque teve como resultado a aplicação de uma metodologia de avaliação estética que permite ao espectador compreender, perceber, analisar e avaliar a obra de arte fotográfica. A obra avaliada por essa metodologia pode, dessa forma, ser dividida em conceitos constitutivos que, pelo viés fenomenológico, a permitem ser investigada de maneira a, subjetivamente, descrever a percepção do espectador e a influência dos elementos da linguagem visual na construção do discurso.
PALAVRAS-CHAVE: Fotografia. Arte. Estética. Fenomenologia. Percepção.
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