CONSIDERAÇÕES SOBRE DIAGRAMAS COMO FERRAMENTAS DE REPRESENTAÇÃO EM LÓGICA

Authors

  • Félix Flores Pinheiro Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2018v9n18p307-328

Keywords:

Diagramas. Semiótica. Filosofia da Lógica. Representação diagramática. Lógica diagramática.

Abstract

O presente artigo possui por objetivo discorrer sobre como diagramas representam em contextos lógicos. Com a recente revisão do status dos métodos diagramáticos de representação em ciências formais, o presente artigo oferece uma abordagem em torno das características representacionais que distinguem diagramas de métodos puramente sentenciais. Focando nos critérios distintivos oferecidos pela literatura da área, oferta-se uma reflexão sobre o papel que diagramas desempenham enquanto ferramentas representativas em contextos lógicos, contrastando-os com ferramentas linguísticas. Argumenta-se que diagramas representam através de “semelhanças estruturais”, resultando em uma preservação de algumas das características relacionais do que está sendo representado. Métodos diagramáticos utilizam relações espaciais para “espelhar” as relações presentes no conjunto de objetos que visam representar, enquanto métodos linguísticos alocam todas essas em dispositivos representacionais simbólicos. Por conta disso, representações diagramáticas obtém os lucros e os prejuízos de utilizar características espaciais enquanto meio representacional. Todavia, como diferentes métodos diagramáticos administra essa utilização de forma distinta, tais virtudes e prejuízos também são variantes entre métodos diagramáticos. 

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Author Biography

Félix Flores Pinheiro, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestre em filosofia - UFSM.

Doutorando em filosofia - UFSC

Published

2018-12-23

How to Cite

Pinheiro, F. F. (2018). CONSIDERAÇÕES SOBRE DIAGRAMAS COMO FERRAMENTAS DE REPRESENTAÇÃO EM LÓGICA. Sapere Aude - Journal of Philosophy, 9(18), 307–328. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2018v9n18p307-328

Issue

Section

ARTIGOS/ARTICLES: TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT