DA “COISA DA LÓGICA” À “LÓGICA DA COISA”: A INFLEXÃO DA ONTOLOGIA NO PENSAMENTO DO JOVEM MARX

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2018v9n18p40-60

Abstract

O artigo em questão pretende trazer elementos que destaquem o momento específico da elaboração de Marx no ano de 1843, na chamada Crítica de Kreuznach, que contribuíram de maneira decisiva para a edificação do pensamento posterior do autor. Contra a tradição de alguns comentadores, para quem o momento é expressão da fundação de uma metodologia de cunho materialista marxiano, procurar-se demonstrar que as críticas dirigidas à filosofia do direito de Hegel se alicerçam em questões de bases fundamentalmente ontológicas. Assumindo a crítica feuerbachiana da inversão sujeito-objeto em Hegel, Marx desenvolve elementos próprios de sua filosofia ao estabelecer os primeiros contornos mais evidentes da crítica da inversão determinativa entre estado e sociedade civil. Para o pensador materialista em Hegel a preocupação consiste em demonstrar a “coisa da lógica”, enquanto a tarefa correta da filosofia está em se guiar pela “lógica da coisa”. Das reflexões empreendidas pelo autor nesse estudo específico surge como consequência decisiva desdobramentos que levam à possibilidade da construção dos pilares de uma ontologia do ser social.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ronaldo Vielmi Fortes, Universidade Federal de Juiz de Fora - Faculdade de Serviço Social

Professor Adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Serviço Social. Graduado em Bacharelado e Psicologia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (1992). Pela Universidade Federal de Minas Gerais concluiu o mestrado em filosofia no ano de 2002. Também pela UFMG concluiu o doutorado na área de filosofia em 2011. Realizou pesquisa de pós-doutorado pela UBA - Universidad de Buenos Aires/Faculdad de Filosofia y Letras sobre a ontologia no pensamento de György Lukács e Nicolai Hartmann. Em 2014 realizou pós-doutorado na Universidade Federal de Juiz de Fora, junto à Faculdade de Serviço Social, cujo tema versou sobre a politicidade na obra tardia de György Lukács. Desenvolve pesquisas na área do marxismo, ontologia no século XX, com ênfase na investigação das obras de Karl Marx, György Lukács e Nicolai Hartmann. Áreas de Interesse: Ontologia, Marxismo, Lukács, Marx, Realismo Crítico e Filosofia Social e Política. Co-coordenador da "Biblioteca Lukács"; coleção editada pela Boitempo Editorial.

Published

2018-12-23

How to Cite

Fortes, R. V. (2018). DA “COISA DA LÓGICA” À “LÓGICA DA COISA”: A INFLEXÃO DA ONTOLOGIA NO PENSAMENTO DO JOVEM MARX. Sapere Aude - Journal of Philosophy, 9(18), 40–60. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2018v9n18p40-60

Issue

Section

ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER