O NORMAL E O PATOLÓGICO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2023v14n27p453-459

Keywords:

Normal, Patológico, Sanidade, Loucura, Psicoses

Abstract

O comportamento normal necessariamente não é sermpre considerado o que a maioria faz, embora um comportamento seja aprovado socialmente, a utilização do critério social como definição de um “comportamento normal” pode ser perigoso, principalmente ao ser uma ferramenta potencial de manipulação do poder político, social, econômico e religioso; tal efeito pode ser observável no social na tentativa de masificação, padronização ou unificação do pensar-agir. Aqueles que não “esquadram” no critério socialmente estabelecido como “comportamento normal” ou que não respondam a uma estrutura de poder, geralmente são excluídos e marginalizados, considerados “minoria” e agredidos na sua condição de pessoa. Observa-se na contemporaneidade vários pensamentos que tendem a fomentar a patologização da vida e do sufrimento humano, confunde-se a tristeza com o termo depresão, fomenta-se o ser humano “resistente a todo” ou de “sucesso”, esquecendo a vulnerabilidade e fragilidade da condição de pessoa.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Sergio Esteban González Martínez, PUC-SP

Graduando em Psicologia pela Universidade Católica do Salvador. Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2019). Especialização em Espiritualidade com ênfase em acompanhamento espiritual pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (2023). Especialização em Psicanálise com ênfase em laços sociais pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (2022). Bachiller Técnico en Contabilidad pelo Colegio Nacional E.M.D. Dr. Fernando de la Mora (2006).

Published

2023-07-14

How to Cite

Martínez, S. E. G. . (2023). O NORMAL E O PATOLÓGICO. Sapere Aude - Journal of Philosophy, 14(27), 453–459. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2023v14n27p453-459