CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO ACADÊMICO EM TEMPOS DE FERRAMENTAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Um olhar filosófico-discursivo
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2023v14n27p54-75Palavras-chave:
Discurso, Sujeito, Autoria, Modelo de linguagem, Inteligência ArtificialResumo
Este artigo constitui um desdobramento da exposição dos autores, em um dos encontros promovidos no âmbito do projeto “Diálogos pertinentes” cuja temática foi a reflexão sobre a questão das novas tecnologias, tendo em vista os avanços decorrentes da Inteligência Artificial (IA), cada vez mais presente em nossa vida. O foco do estudo recairá sobre a interação dos sujeitos universitários com os objetos do conhecimento, frente às possibilidades trazidas pelas ferramentas de geração de textos. Pretendemos examinar possíveis repercussões de usos da ferramenta ChatGPT no processo de formação acadêmica e profissional, e refletir sobre as implicações dos recursos de geração de textos na constituição autoral do sujeito universitário. Ancoramo-nos em estudos de perspectiva enunciativa que concebem as práticas discursivas em interação, ou seja, sob uma ótica discursiva marcada pela alteridade, pelo dialogismo e pela responsividade. Para examinar as práticas enunciativas e autorais dos sujeitos no diálogo entre linguagem e discurso, estabelecemos uma interface entre o quadro discursivo dialógico e as contribuições de pesquisadores alinhados à Análise do Discurso (AD). Por fim, apontamos para um desafio: ler esse “arquivo” de inteligência artificial sob o prisma da comunidade universitária sempre em interface com os saberes que dela se descortinam.
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