MICHEL FOUCAULT E A ARTE NEOLIBERAL DE GOVERNAR:
desdobramentos
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2024v15n30p1081-1102Keywords:
Biopolítica, Esgotamento, Governamentalidade, Neoliberalismo, SujeitosAbstract
No presente estudo teórico temos o objetivo de apresentar as implicações dos desdobramentos da governamentalidade neoliberal nos modos de vida contemporâneo. Para cumprir com o objetivo apresentado, elegemos como fio condutor a noção de governamentalidade neoliberal desenvolvida pelo filósofo francês Michel Foucault. Nas problematizações sobre a biopolítica, Foucault nos mostra como o problema da população foi crucial para o desenvolvimento sobretudo de duas modalidades de governo: a liberal e a neoliberal. Neste estudo, tomaremos a noção de governamentalidade neoliberal para demonstrar como essa forma de gestão dos indivíduos se desdobra em novas formas de governar a conduta dos sujeitos. Portanto, percebemos que, se a governamentalidade neoliberal se desdobra em novas modalidades de gestão da conduta dos indivíduos, por outro lado, essas novas formas de governo implicam no esgotamento físico e emocional das pessoas.
Downloads
References
FARIA, Peter de Souza Lima. A noção de dispositivo na genealogia do poder. Dissertação (Mestrado em filosofia) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.
FOUCAULT, Michel. Nascimento da biopolítica. Curso dado no Collège de France (1978-1979). São Paulo: Martins Fontes, 2008a.
FOUCAULT, Michel. Segurança, Território, População. Curso dado no Collège de France (1977 - 1978). São Paulo: Martins Fontes, 2008b.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalho. Petrópolis: Vozes, 2014.
FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, Hubert.; RABINOW, Paul. Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. p. 231-249.
FOUCAULT, Michel. Resumo dos Cursos do Collège de France (1970-1982). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
FRANCO, Fábio; CASTRO, Julio Cesar Lemes; MANZI, Ronaldo; SAFATLE, Vladimir; AFSHAR, Yasmin. O sujeito e a ordem do mercado: gênese teórica do neoliberalismo. In: SAFATLE, Vladimir; JUNIOR, Nelson da Silva; DUNKER, Christian (orgs.). Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Belo Horizonte: Autêntica, 2020. p. 44-74.
GADELHA, Sylvio. Biopolítica, governamentalidade e educação: introdução e conexões, a partir de Michel Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
GANEM, Angela. Hayek: da teoria do mercado como ordem espontânea ao mercado como fim da história. Política & Sociedade, Florianópolis, v. 11, n. 22, p. 93-117, 2012a.
GANEM, Angela. O mercado como ordem social em Adam Smith, Walras e Hayek. Economia e Sociedade, Campinas, v. 21, n. 1 (44), p. 143-164, 2012b.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Trad. Enio Paulo Giachini. Petrópolis: Vozes, 2017.
HAYEK, Friedrich. A. O caminho da servidão. São Paulo: Instituto Ludwig von Mises Brasil, 2010.
HAYEK. Friedrich. A. El Uso del Conocimiento en la Sociedad – Traduzido da American Economic Review, XXXV, n.º 4 (setembro, 1945), 519-530 Estudios Públicos, n. 12, 1983a.
HAYEK. Friedrich. A. Os Fundamentos da Liberdade. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1983b.
LAVAL, Christian. Foucault, Bourdieu e a questão neoliberal. São Paulo: Elefante, 2020.
LÓPEZ-RUIZ, Osvaldo. Os executivos das transnacionais e o espírito do capitalismo: capital humano e empreendedorismo como valores sociais. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2007.
LUCENA, Carlos Alberto. Frederick August von Hayek e a teoria dos fenômenos completos: uma análise marxista. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 25, n. 49, p. 173-200, 2011.
LUCENA, Carlos; SANTOS, Adriana Cristina Omena; LUCENA, Lurdes; FRANÇA, Robson Luiz. O neoliberalismo de F. A. Hayek: Uma análise crítica. Cadernos da FUCAMP, Monte Carmelo, v. 19, n. 42, p. 122-133, 2020.
NOGUERA-RAMÍREZ, Carlos Ernesto. Pedagogia e governamentalidade ou Da Modernidade como uma sociedade educativa. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
RESENDE, Haroldo de. A Educação por toda a vida como estratégia da biorregulação neoliberal. In: RESENDE, Haroldo (org.). Michel Foucault: a arte neoliberal de governar e a educação. São Paulo: Itermeios, 2018. p. 78-94.
RIBEIRO, Vanda Mendes; KASMIRSKI, Paula Reis; GUSMÃO, Joana Buarque; BATISTA, Antônio Augusto Gomes; JACOMINI, Márcia Aparecida; CRAHAY, Marcel. Crenças de professores sobre reprovação escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 34, p. 1-35, 2018.
SANDEL, J. Michael. A tirania do mérito: o que aconteceu com o bem comum? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.
STIVAL, Monica Loyola. O Sujeito do (Neo)liberalismo. In: RESENDE, Haroldo (org.). Michel Foucault: a arte neoliberal de governar e a educação. São Paulo: Itermeios, 2018. p. 157-169.
VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION TERM:
I submit the presented work, an original text, for evaluation by the Sapere Aude journal of Philosophy and agree that its copyright will become the exclusive property of PUC Minas Publisher, prohibiting any reproduction, total or partial, in any other part or electronic/printed divulgation means before the necessary previous authorization is solicited and obtained from the Publisher. I also declare that there is no interest conflict between the aborded theme and the author, entrerprise, institution or individuals. I am not sure about this sentence and why it should be there. Do you publish any research that is subsidized by companies or that involves quantitative or qualitative interviews with participants?