OS PRINCÍPIOS METAFÍSICOS NO DE ENTE ET ESSENTIA DO JOVEM TOMÁS DE AQUINO
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2024v15n30p790-805Palavras-chave:
Ente, Essência, Ato de ser, Participação, DeusResumo
Este trabalho tem o intuito de ser um convite para uma primeira aproximação ao opúsculo De ente et essentia (O ente e a essência), de Tomás de Aquino. Nesta obra se encontram os princípios e a síntese da Metafísica do Doutor Angélico, com suas teses mais particulares, a saber: a distinção real entre essência e actus essendi (ato de ser); a essência nas substâncias, nos acidentes e nos entes lógicos; Deus como o Ser Subsistente; as criaturas como entes por participação; a materia signata como princípio de individuação; e o ato de ser (actus essendi) como ato dos atos. Vê-se como influência sobre o De Ente: o filósofo grego Aristóteles – principalmente quanto aos conceitos de substância e acidente, potência e ato; o pensador árabe Avicena, com sua distinção entre essência e existência; e a tradição cristã e neo-platônica, especialmente Agostinho e o Pseudo-Dionísio Areopagita. Muitos dos conceitos abordados nesta obra de juventude se desenvolverão ao longo do período de seu Magistério e de suas obras mais maduras (Suma Teológica, Suma contra os Gentios, etc.), mas o substancial de sua doutrina já é possível vislumbrar nesta obra aqui apresentada.
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