A FEITICEIRA VULNERÁVEL
Medea de lutas e resistências na releitura de Grace Pasô
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2025v16n31p464-471Keywords:
Medea, Grace Passô, MulherAbstract
O presente trabalho aborda a peça teatral “Mata Teu Pai”, de Grace Passô (2017), a partir das lutas e desafios enfrentados pela mulher na contemporaneidade. A peça é uma releitura da tragédia grega Medea, de Eurípedes. Na releitura de Passô, a peça transforma o mito em um espaço de resistência à medida que a protagonista estabelece um ato de vulnerabilidade (segundo a ótica de Levinas), ao compartilhar suas dores. Ao fazê-lo, valoriza a sororidade e confronta as estruturas de poder. Em “Mata teu pai”, Medea acolhe a dor do Outro em si.
Downloads
References
BARNETTE, Jane. Learning to Love Medea: The Hungry Woman, Mojada, and the Pedagogy of Adaptation. Modern Drama, v. 66, n. 2, p. 203-224, 2023.
BARTLETT, Mike. Euripides’ Medea: A New Version by Mike Bartlett, Methuen Drama, 2012.
DUBY, Georges e PERROT, Michelle. História das Mulheres no Ocidente. A Antiguidade, Vol 1, Porto: Edições Afrontamento, 1990.
EURÍPEDES. Medea. São Paulo: Abril Cultural, c1976. p. 37-38. (Teatro Vivo).
HAUSBEI, Kerstin; HEULOT, Françoise. Monólogo. In: SARRAZAC, Jean-Pierre (org.). Léxico do drama moderno e contemporâneo. Trad. André Telles. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
KEARNS, Clare. Indigenous Medea: space, time, and resistance in Wesley Enoch’s Black Medea. Classical Receptions Journal, v. 15, n. 2, p. 234-250, 2023.
LEVINAS, Emmanuel. Entre Nós: Ensaio sobre Alteridade. 2.ed., Traduzido por Pergentino Stefano Pivatto. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
PASSÔ, Grace. Mata teu pai. Rio de Janeiro: Cobogó, 2017.
PASSÔ, Grace. Consciente Coletivo Uma entrevista com Grace Passô. Entrevista concedida a Maria Júlia Lledó. Revista E. SESC: São Paulo, maio 2024, nº11, ano 30, p. 75.
SCOGGINS, Rachel. Reexamining Medea’s Monstrosity in Greek Mythology and Eilish Quin’s Medea. Humanities, v. 13, n. 6, p. 168, 2024.
SERRA, Paulo. Levinas e a sensibilidade como comunicação originária, Comunicação apresentada no I Congresso da Associação Portuguesa de Fenomenologia - Fenomenologia Hoje, UBI, 17 e 18 de Outubro de 2002. (2006). Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/serra-paulo-levinas- sensibilidade.pdf Acesso em 02 mar 2025.
STUTTARD, David (Ed.). Looking at Medea: essays and a translation of Euripides’ tragedy. Bloomsbury Publishing, 2014.
TELES, Euler Lopes. A cura pela violência em Mata teu pai e Mulher de Juan. Anais V Desfazendo Gênero. Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/79185. Acesso em: 26 jun. 2024, 15:48.
ZAKALHUK, Janine; SILVA, Edson Santos. Da Dramaturgia Grega à Dramaturgia Brasileira: O Protagonismo Feminino Negro na Obra Medea Mini Jeje. Línguas & Letras, v. 24, n. 57, p. 10.5935/1981-4755.20230024, 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION TERM:
I submit the presented work, an original text, for evaluation by the Sapere Aude journal of Philosophy and agree that its copyright will become the exclusive property of PUC Minas Publisher, prohibiting any reproduction, total or partial, in any other part or electronic/printed divulgation means before the necessary previous authorization is solicited and obtained from the Publisher. I also declare that there is no interest conflict between the aborded theme and the author, entrerprise, institution or individuals. I am not sure about this sentence and why it should be there. Do you publish any research that is subsidized by companies or that involves quantitative or qualitative interviews with participants?