Tessituras delicadas: histórias de mulheres
Abstract
Os atributos do ser e do tornar-se mulher ligam-se aos fios: o ato de fiar, tecer e bordar e o gesto de pentear os cabelos, entrelaçando-os em desenhos sutis ou cobrindo-os com véus de tecidos opacos ou acinzentando-se pelas estações. Os saberes são gestados nos ventres das bibliotecas e as mulheres são geradoras da vida, com seus profundos abismos e com seus altos plátanos. Graças ou Fúrias – as mulheres com todos os nomes e todas as histórias – são como as parcas. A vida verdadeira tem como condão o tempo.Downloads
References
ALIGHIERI, Dante. A Divina Comédia. Tradução, prefácio e notas prévias de Hernâni Donato. São Paulo: Abril, 1981.
BORGES, Jorge Luis. Sete Noites. Trad. João Silvério Trevisan. São Paulo: Max Limonad, 1985.
BULFINCH, Thomas. O Livro de Ouro da Mitologia. A Idade da Fábula. Histórias de Deuses e Heróis. Trad. David Jardim Júnior. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002.
CAMPBELL, Joseph. O Poder do Mito. Com Bill Moyers, org. Betty Sue Flowers. Tradução Carlos Felipe Moisés. São Paulo: Palas Athena, 1990.
CASTELLO BRANCO, Camilo. Poetas e Prosadores (Cartas a Ernesto Biester). Revista Contemporanea de Portugal e Brazil. Quarto Anno. Lisboa: Escriptorio da Revista Contemporanea de Portugal e Brazil, 1864.
CIRLOT, Juan-Eduardo. Dicionário de Símbolos. Trad. Rubens Eduardo Ferreira Frias. São Paulo: Centauro, 2005.
TATAR, Maria. Contos de Fadas. Edição Comentada e Ilustrada. Edição, introdução e notas Maria Tatar. Tradução Maria Luíza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
CORRADI, Massimo. Les Femmes Fatales. Parole e Immagini. Genova: Edizioni di Storia, Scienza, Tecnica, 2010.
D’ISLE-ADAM, Villiers. A Eva Futura. São Paulo: EDUSP, 2001.
DURANT, Will. Heróis da História. Uma breve história da civilização da Antiguidade ao Alvorecer da era Moderna. Tradução de Laura Alves e Aurélio Barroso Rebello. Porto Alegre: L&PM, 2012.
FAUR, Mirella. Mistérios Nórdicos. Deuses. Runas. Magias. Rituais. Sâo Paulo: Pensamento, 2007.
GILSON, Étienne. Heloísa e Abelardo. São Paulo: EDUSP, 2007.
HUGO, Victor. Lucrecia Borgia. Obras Completas de Víctor Hugo, III. Valencia: Terraza, Aliena y Compañía, Editores, 2012.
LISPECTOR, Clarice. Um Sopro de vida (Pulsações). Lisboa: Relógio d’Água, 2012.
MITRAUD, Carlos Augusto. História e Tradição no Livro I de Tito Lívio. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte: UFMG, 2007.
Disponível em: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ECAP-79TENU/trabalho_corrigido_2008.pdf?sequence=1. Data de acesso em: 31 de março de 2014
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION TERM:
I submit the presented work, an original text, for evaluation by the Sapere Aude journal of Philosophy and agree that its copyright will become the exclusive property of PUC Minas Publisher, prohibiting any reproduction, total or partial, in any other part or electronic/printed divulgation means before the necessary previous authorization is solicited and obtained from the Publisher. I also declare that there is no interest conflict between the aborded theme and the author, entrerprise, institution or individuals. I am not sure about this sentence and why it should be there. Do you publish any research that is subsidized by companies or that involves quantitative or qualitative interviews with participants?