COMBATE À VIOLÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: TRABALHO COM OFICINAS EDUCATIVAS QUE OPORTUNIZAM A (CON)VIVÊNCIA DEMOCRÁTICA NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2017v8n16p443Keywords:
Filosofia, EducaçãoAbstract
O tema violência na escola não é novo e está na ordem do dia, em nossa sociedade, por essa razão, este artigo trata de apresentar uma experiência de pesquisa-ação a partir da interlocução da Universidade e Escola Pública da Educação Básica em Belo Horizonte. Este trabalho trata de revelar o posicionamento do autor, pesquisador do Núcleo de Estudos da Linguagem, Letramento e Formação (NELLF) referente à realização de Oficinas Educativas concebidas como espaço do vínculo, da participação, da comunicação e da produção e interação social entre alunos do Ensino Médio, professores de Língua Portuguesa da Escola Pública Parceria, estudantes da Graduação e do Mestrado/Doutorado em Letras - Linguística e Língua Portuguesa, da PUC Minas no Projeto Leitura e Escrita no ensino médio: demandas para a ação e a formação de professores, caminhos para novas práticas. Criou-se oficinas educativas para o combate à violência na escola a partir da escuta atenta de professores e alunos sobre a realidade socioemocional, cultural e pedagógica de uma Escola Estadual, na região oeste, da cidade de Belo Horizonte, que durante a pesquisa esteve em parceria com o curso de Letras e outros cursos de Licenciatura, da referida universidade. O resultado dessa parceria foi dar voz aos alunos do Ensino Médio que participaram das atividades das oficinas em especial a relacionada ao tema: inclusão e exclusão social. Os alunos manifestam o seu posicionamento sobre esse tema e trazem para a cena do espaço escolar como é difícil ter de lidar com as diferenças identitárias que atravessam o seu modo de pensar, agir e dizer no cotidiano escolar.
PALAVRAS-CHAVE: Violência. Discurso. Identidade. Pesquisa-ação. Oficinas educativas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION TERM:
I submit the presented work, an original text, for evaluation by the Sapere Aude journal of Philosophy and agree that its copyright will become the exclusive property of PUC Minas Publisher, prohibiting any reproduction, total or partial, in any other part or electronic/printed divulgation means before the necessary previous authorization is solicited and obtained from the Publisher. I also declare that there is no interest conflict between the aborded theme and the author, entrerprise, institution or individuals. I am not sure about this sentence and why it should be there. Do you publish any research that is subsidized by companies or that involves quantitative or qualitative interviews with participants?