RELIGIÃO NA ESFERA PÚBLICA: UMA PERSPECTIVA PÓS-METAFÍSICA E POLÍTICA EM JÜRGEN HABERMA
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2015v6n12p709Resumen
O percurso que trilharemos tem a finalidade de explicitar as possibilidades de um convívio pacífico entre cidadãos religiosos e seculares, no âmbito da esfera pública política, em sociedades pluralistas e amplamente secularizadas. A teoria da ação comunicativa, habermasiana, que interpreta as ações sociais na dimensão de uma prática discursiva, tendo como telos o entendimento racionalmente construído intersubjetivamente; será capaz de estabelecer as condições necessárias para tal intento? Para respondermos, demonstraremos a validade dos pressupostos cognitivos oriundos da religião, que constitui a força vinculativa necessária para a integração social e compõem as fontes pré-políticas do Estado democrático de direito. A importância dada por Habermas à cognitividade presente na religião, no contexto atual, possui uma perspectiva filosófica e política, no plano axiológico da cultura, contrariando os postulados do desencantamento do mundo. Assim, ele dá continuidade à crítica à razão moderna, na expressão da secularização que poderá ser superada pelo pensamento pós-secular e pós-metafísico. Esse conteúdo revela alguns matizes do pensamento habermasiano, presente em suas últimas obras.
PALAVRAS-CHAVE: Razão Comunicativa, Dialética, Secularização, Religião, Esfera Pública e Sociedade Pós-secular.
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