O A PRIORI HISTÓRICO DA DEDUÇÃO TRANSCENDENTAL KANTIANA: UM APORTE FOUCAULTIANO À LEITURA DE DIETER HENRICH

Autores/as

  • Caio Souto Universidade do Estado do Amapá
  • Fernando Gimbo Universidade Federal do Cariri (UFCA)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2019v10n20p662-680

Palabras clave:

Dedução transcendental, juridicidade, jusnaturalismo, a priori histórico.

Resumen

Pretendemos investigar, a partir de um comentário de D. Henrich publicado em 1989 sobre o aspecto jurídico da Dedução transcendental, avançar alguns apontamentos sobre sua relação com o jusnaturalismo. Propusemo-nos uma estratégia diversa tanto da análise genética quanto da exegese estrutural, detendo-nos sobretudo em questões implícitas que se mostraram inevitáveis à compreensão do princípio admitido pela Dedução transcendental, o qual, por ser, segundo o próprio Kant, apenas um único e mesmo, não pode ser subtraído ao domínio especulativo da razão, donde a necessidade de estender suas implicações à razão prática. Por fim, invocando Foucault, tentamos mostrar que, pelo fato do jusnaturalismo de Kant ser diverso daquele atribuído ao pensamento clássico, o seu argumento não pode ser compreendido segundo os mesmos parâmetros daquele.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Caio Souto, Universidade do Estado do Amapá

Doutor em Filosofia pela UFSCar com estágio doutoral na Sorbonne-Panthéon Paris-I. Mestre em Filosofia pela UFSCar, Graduado em Filosofia pela UNIFRAN e Graduado em Direito pela PUC-SP. Professor de Filosofia pela UEAP. E-mail: caiosouto@gmail.com.

Fernando Gimbo, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Graduação em Comunicação Social pela Fundação Casper Líbero e Graduação em Filosofia pela USP. Mestrado em filosofia pela UFSCar. Doutorando pela UFSCar. Professor assistente na Universidade Federal do Cariri (UFCA). E-mail: sepefernando@gmail.com.

Publicado

2019-12-22

Cómo citar

Souto, C., & Gimbo, F. (2019). O A PRIORI HISTÓRICO DA DEDUÇÃO TRANSCENDENTAL KANTIANA: UM APORTE FOUCAULTIANO À LEITURA DE DIETER HENRICH. Sapere Aude, 10(20), 662–680. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2019v10n20p662-680

Número

Sección

ARTIGOS/ARTICLES: TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT