PINTURA E LITERATURA EM MERLEAU-PONTY: EXPRESSÃO DIACRÍTICA E INSTITUIÇÃO HISTÓRICA
DOI:
https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2020v11n22p536-557Keywords:
Merleau-Ponty. Expressão Diacrítica. Pintura. Literatura. Instituição histórica.Abstract
RESUMO
A partir contato com as obras do período intermediário do pensamento de Merleau-Ponty (1948-1955), este artigo pretende demonstrar como pintura e literatura, enquanto formas de expressão, revelam-se capazes de reaprender a ver o mundo, de apreender o sentido do mundo ou da história em estado nascente, sem jamais esgotá-lo. Para isso, descreve como Merleau-Ponty amplia o sentido da noção de diacriticidade, de Saussure, ao não limitá-la à análise linguística da linguagem, mas ao admitir que tanto a percepção quanto a expressão e o próprio sensível partilham uma função diacrítica. Em seguida, tomando a pintura como linguagem, analisa como, por meio da noção de estilo, pintor e escritor, cada um a seu modo, “deformam” a linguagem e a tradição instituídas para fazer surgir nelas uma nova linguagem. Por fim, elucida a matriz temporal e histórica do conceito de instituição ao apresentar o modo como a obra de arte pictórica ou literária opera uma retomada dessa tradição e institui um novo sentido na história como advento, presença, abertura inesgotável.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION TERM:
I submit the presented work, an original text, for evaluation by the Sapere Aude journal of Philosophy and agree that its copyright will become the exclusive property of PUC Minas Publisher, prohibiting any reproduction, total or partial, in any other part or electronic/printed divulgation means before the necessary previous authorization is solicited and obtained from the Publisher. I also declare that there is no interest conflict between the aborded theme and the author, entrerprise, institution or individuals. I am not sure about this sentence and why it should be there. Do you publish any research that is subsidized by companies or that involves quantitative or qualitative interviews with participants?