PAUL RICŒUR E O PROBLEMA DA ATENÇÃO NA FENOMENOLOGIA DA VONTADE

Autores/as

  • Danilo Saretta Veríssimo Faculdade de Ciências e Letras de Assis da Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2023v14n27p142-160

Palabras clave:

Atenção, Ricoeur, Vontade, Decisão

Resumen

Analisamos o conceito de atenção em Ricœur com base no papel que possui na sua fenomenologia da vontade, mais precisamente, na problematização da decisão que nela se encontra. Identificamos três tópicos estruturantes na posição do filósofo relativa à atenção na parte do livro Filosofia da vontade: o voluntário e o involuntário dedicada à decisão: a centralidade da atenção na compreensão do caráter dramático da duração; a generalização da atenção, como forma de percepção, a todo o espectro intencional; além das questões em torno do paradoxo da escolha e da indeterminação da atenção. Iniciamos nossa análise com apontamentos acerca da condição histórica da atenção, e a concluímos com observações sobre a ausência de discussões, por parte de Ricœur, em torno da dimensão social da atenção. A despeito das lacunas encontradas no domínio social da atenção, pode-se afirmar que Ricœur dispõe os atos atencionais no campo de preocupações práticas desde uma perspectiva ética.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Danilo Saretta Veríssimo, Faculdade de Ciências e Letras de Assis da Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Sob regime de co-tutela, doutorou-se em psicologia pela Universidade de São Paulo (2009/USP) e em filosofia pela Université Jean Moulin - Lyon III, França (2009). Possui formação de psicólogo (2000), bacharelado (2000) e mestrado em psicologia (2005) pela USP. É docente do Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar da Faculdade de Ciências e Letras de Assis - UNESP (Regime de trabalho: RDIDP), e credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da mesma Faculdade, integrando a linha de pesquisa Epistemologia e Psicologia: a Relação Sujeito-Objeto. Faz parte do Grupo de Pesquisa (CNPq) “Epistemologia e Psicologia: processos e contextos de desenvolvimento humano”. Atuou como psicólogo do Departamento de Neurologia, Psiquiatria e Psicologia Médica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. Principais domínios e temas de competência: filosofia e psicologia do corpo; história e filosofia da psicologia; epistemologia do desenvolvimento humano; psicologia da saúde; a filosofia de Maurice Merleau-Ponty; a fenomenologia e suas implicações na psicologia. E-mail: danilo.verissimo@gmail.com. 

Publicado

2023-07-14

Cómo citar

Veríssimo, D. S. (2023). PAUL RICŒUR E O PROBLEMA DA ATENÇÃO NA FENOMENOLOGIA DA VONTADE. Sapere Aude, 14(27), 142–160. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2023v14n27p142-160

Número

Sección

ARTIGOS/ARTICLES: TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT

Artículos más leídos del mismo autor/a