IMAGEM E DESINFORMAÇÃO. DO CONCEITO DE IMAGO AO DEEP FAKE

Autores/as

  • Lilian Cristina Monteiro França Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2023v1nesp1p370-384

Palabras clave:

imagem, verdade, desinformação, deep fake

Resumen

A contemporaneidade faz-se acompanhar de uma série de inovações tecnológicas, especialmente àquelas ligadas à produção de conteúdo digital. Tais recursos desdobram-se em fontes de desinformação, a exemplo do que vem sendo chamado de imagem deep fake. Muito embora o conceito de imagem carregue em si o problema do conflito entre o objeto e a sua representação, historicamente uma série de fatores acabou por criar um padrão de assimilação da imagem como sendo uma representação verdadeira do objeto. Os algoritmos que varrem grandes quantidades de dados para a modelagem por meio de sistemas computacionais, constroem, por meio de Machine Learning, um universo visual disruptivamente desinformativo. O objetivo desta reflexão é iniciar buscando o percurso do conceito de imagem e sua transformação, até a formulação do conceito de deep fake, examinando como cada um imbrica-se ao conceito de verdade vigente em cada momento histórico.

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Biografía del autor/a

Lilian Cristina Monteiro França, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUCSP. Professora titular da Universidade Federal de Sergipe. E-mail: liliancmfranca@yahoo.com

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Publicado

2023-12-01

Cómo citar

França, L. C. M. (2023). IMAGEM E DESINFORMAÇÃO. DO CONCEITO DE IMAGO AO DEEP FAKE. Sapere Aude, 1(1), 370–384. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2023v1nesp1p370-384

Número

Sección

ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER