O TOMISMO TRANSCENDENTAL:

acerca do problema da relação entre ontologia e teologia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2024v15n30p736-754

Keywords:

Neotomismo, Tomismo Transcendental, Karl Rahner, Metafísica

Abstract

Ao longo do século XX, o pensamento filosófico-teológico de Tomás de Aquino experimentou um fértil renascimento que deu origem a novas abordagens de seu pensamento. Entre as várias escolas neotomistas, o tomismo transcendental iniciado por Joseph Maréchal ocupa um lugar importante. Um de seus grandes representantes é Karl Rahner. Seu retorno criativo a São Tomás pela perspectiva da filosofia transcendental influenciou a forma de pensar a relação entre ontologia e teologia. O objetivo principal do presente artigo é mostrar que essa relação entre ontologia e teologia mediada pela antropologia permanece problemática e, em seguida, apontar uma nova direção na metafísica que nos permita tratar a relação Ser e Deus sem recairmos numa ontoteologia confusa.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

ELTON VITORIANO, FAJE: Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia

Doutor em Filosofia, PUG, Roma, 2010. Professor de filosofia FAJE (Faculdade Jesuíta de Filsofia e Teologia). E-mail: eltonvitoriano@gmail.com.

Luiz Carlos Sureki, FAJE: Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia

Doutor em Teologia Fundamental pela Universität Leopold-Franzens (LFU) Innsbruck – AT; professor e pesquisador da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE); doutorando em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). E-mail: luizsureki@hotmail.com

References

Professores do departamento de Filosofia da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), Belo Horizonte, MG

Published

2024-12-25

How to Cite

ELTON VITORIANO, & Sureki, L. C. (2024). O TOMISMO TRANSCENDENTAL:: acerca do problema da relação entre ontologia e teologia. Sapere Aude - Journal of Philosophy, 15(30), 736–754. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2024v15n30p736-754