O ELEMENTO EXISTENCIAL DA HERMENÊUTICA DE GADAMER

Autores

  • Roberto Saraiva Kahlmeyer-Mertens Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – PPGFIL-UNIOESTE. Doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

DOI:

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2015v6n12p444

Palavras-chave:

Fenomenologia, Filosofia da existência, Hermenêutica filosófica

Resumo

O tema do presente artigo é a influência decisiva da filosofia existencial na hermenêutica de Hans-Georg Gadamer. Temos o objetivo de evidenciar como o elemento existencial se encontra presente e ativo na hermenêutica filosófica de nosso autor alemão. Assumimos como problema teórico a seguinte pergunta: Como o componente existencial participa da hermenêutica de Gadamer? Como subproblema, nós indagaremos sobre a influência da analítica existencial de Martin Heidegger na síntese autoral de Gadamer. Para responder esses problemas, pretendemos sustentar que a ideia de compreensão, em Hans-Georg Gadamer, traz influências da fenomenologia existencial de Martin Heidegger. Dizendo em outras palavras, pretendemos indicar como a compreensão concebida por Heidegger e Gadamer já é compreensão existencial. No intuito de validar a hipótese de que Gadamer constrói sua hermenêutica filosófica se valendo de posições fundamentalmente fenomenológicas e existenciais, apresentaremos notas de sua formação, uma análise preliminar dos contextos existenciais apoiados nas noções de compreensão e interpretação e, por fim, um aprofundamento dessas noções com base no assim chamado “paradigma textual”. Para desenvolver essa pesquisa essencialmente teórica, usaremos a metodologia pesquisa bibliográfica, servindo-nos prioritariamente das obras Ser e tempo, de Heidegger, e Verdade e método, de Gadamer, além, é claro, da bibliografia autorizada sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Saraiva Kahlmeyer-Mertens, Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – PPGFIL-UNIOESTE. Doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.

Roberto S. Kahlmeyer-Mertens é Doutor em filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ; Professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, na qual leciona e orienta dissertações e teses para o Programa de Pós-Graduação em Filosofia (Mestrado e Doutorado); Coordenador de área do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID, da Filosofia na UNIOESTE (bolsista da Capes). Dedica-se aos estudos de Heidegger desde o ano de 1995, assinando capítulos em coletâneas e inúmeros artigos publicados em revistas periódicas nacionais e internacionais. Entre seus principais livros estão: Filosofia Primeira – Estudos sobre Heidegger e outros autores (Papel Virtual, 2005); Linguagem e método (FGV, 2007) e Heidegger & a educação (Autêntica, 2008); 10 Lições sobre Heidegger (Vozes, 2015).

 

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778843E6

Downloads

Publicado

2016-01-01

Como Citar

Kahlmeyer-Mertens, R. S. (2016). O ELEMENTO EXISTENCIAL DA HERMENÊUTICA DE GADAMER. Sapere Aude, 6(12), 444. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2015v6n12p444

Edição

Seção

ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER