DE HUSSERL A SARTRE: UMA PROPOSTA ONTOFENOMENOLÓGICA

Auteurs-es

  • Neide Coelho Boëchat Centro Universitário Assunção - UNIFAI

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2015v6n12p498

Résumé

RESUMO

 
Este trabalho trata dos princípios fundamentais da fenomenologia de Edmund Husserl e de seu reflexo no pensamento ontofenomenológico de Jean-Paul Sartre. Pretende-se aqui acentuar o fato de que este último ultrapassa o terreno da singularidade humana, própria da pesquisa fenomenológica husserliana, para o âmbito da história, investigando o homem em sua individualidade, sem perder de vista seu movimento histórico-político que o coloca no âmbito do universal e, consequentemente, na possibilidade de uma construção moral. 


PALAVRAS-CHAVES: Fenomenologia. Consciência. Liberdade. Escassez. Moral.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Neide Coelho Boëchat, Centro Universitário Assunção - UNIFAI

Bacharéu em Psicologia pela Universidade Gama Filho (RJ); graduada em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção - UNIFAI (1999) (SP); mestra e doutora em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Atuou durante 10 anos na área de educação como mantenedora e coordenadora geral de uma escola de Ensino Fundamental I e II em São Paulo. Atualmente coordena o curso de Filosofia do Centro Universitário Assunção - UNIFAI, atuando ainda como professora, nas disciplinas de ética e filosofia contemporânea e História da Filosofia Clássica. Já ministrou aulas nas disciplinas de Filosofia Antiga e Introdução à Filosofia e Filosofia das Ciências naturais.. Criou o curso de pós-graduação latus senso de Filosofia Contemporânea no referido Centro Universitário. Criou e coordena no UNIFAI, em parceria com dois professores, o projeto Cinema e Debate, onde os filmes exibidos são seguidos de palestras realizadas por professores especializados, seguidos de debate (projeto aberto gratuitamente ao público). Criou e coordena o projeto Café Filosófico realizado pela parceria do UNIFAI com a Livraria Martins Fontes com o objetivo de levar a reflexão filosófica a um público não necessariamente acadêmico. Coordena o grupo de estudos no UNIFAI, onde desenvolve uma pesquisa sobre a estética fenomenológica de Jean-Paul Sartre. Atualmente atua como membro da Comissão de Assessora da Área de Filosofia do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) no Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em Brasília. O último livro - História e escassez em Jean-Paul Sartre - lançado pela EDUC com apoio da FAPESP, teve seu título indicado para o Prêmio Jabuti 2012, concorrendo pela área das ciências humanas.

Téléchargements

Publié-e

2016-01-03

Comment citer

Boëchat, N. C. (2016). DE HUSSERL A SARTRE: UMA PROPOSTA ONTOFENOMENOLÓGICA. Sapere Aude, 6(12), 498. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2015v6n12p498

Numéro

Rubrique

ARTIGOS/ARTICLES: DOSSIÊ/DOSSIER