A SUPERAÇÃO DA CONDIÇÃO DE SUBJUGAÇÃO DAS MULHERES E SEU SIGNIFICADO PARA A HISTÓRIA HUMANA (O PENSAMENTO DE SIMONE DE BEAUVOIR EM DIÁLOGO COM O MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO)

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2018v9n18p468-477

Mots-clés :

Beauvoir, Engels, Feminismo, Marx, Materialismo Histórico Dialético.

Résumé

RESUMO

Desenvolvendo uma análise crítica sobre a condição da mulher na história (condição que por muito tempo se caracterizou, e ainda parece se manter, pela subjugação), a filósofa francesa Simone de Beauvoir dialoga com importantes correntes de pensamento como a fenomenologia, existencialismo e, em especial, o Materialismo Histórico Dialético, o qual destacaremos no presente trabalho, sublinhando as aproximações entre o pensamento de Beauvoir e o projeto social revolucionário do Socialismo Científico que parte da teoria materialista de Marx e Engels, destacando as noções de “alteridade e reciprocidade” e a intenção ética de superação da condição de subjugação das mulheres diante dos homens (superação a qual, em uma sociedade igualitária e livre, se supõe que pudesse ser realizada)

 

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Patrícia Felden, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação em Filosofia _ Licenciatura Plena, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atuou como membro do grupo PIBID-Filosofia/UFSM, realizando atividades de iniciação à docência na Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa (2014-2016). Atualmente é Mestranda em Filosofia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na linha de pesquisa Ética normativa, Metaética e Ética Aplicada.

Paulo Vinícius Nascimento Coelho, UFSM

Professor de Filosofia e Sociologia; Bacharel em Ciências Sociais, Licenciado em Filosofia e Especialista em Pensamento Político (UFSM); Mestrando em Filosofia-UFSM

Téléchargements

Publié-e

2018-12-29

Comment citer

Felden, P., & Coelho, P. V. N. (2018). A SUPERAÇÃO DA CONDIÇÃO DE SUBJUGAÇÃO DAS MULHERES E SEU SIGNIFICADO PARA A HISTÓRIA HUMANA (O PENSAMENTO DE SIMONE DE BEAUVOIR EM DIÁLOGO COM O MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO). Sapere Aude, 9(18), 468–477. https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2018v9n18p468-477

Numéro

Rubrique

COMUNICAÇÕES/COMUNICATIONS